segunda-feira, 19 de julho de 2010

Guaraná rosa do MA ganha prêmio internacional de design

Como se a manchete não soasse estranha o suficiente, falamos aqui do Guaraná Jesus, refrigerante popular no noroeste e criado por Jesus Norberto Gomes - farmacêutico e ateu convicto - que concebeu a fórmula em 1920. Assim como os refrigerantes "cola", o guaraná rosado nasceu de uma mistura que, se esperava, resultaria num tipo de remédio (xarope) cujo uso estava em alta na época. Desde os tempos remotos de seu lançamento aos dias de hoje, a marca vem ganhando notoriedade e fãs dentro do mercado onde está inserida; o Guaraná Jesus é o segundo refrigerante mais consumido no Maranhão, ficando atrás somente do mais famoso ícone mundial no segmento, a Coca-Cola.


"Vê um Jesus aí, amigão" - embalagem antiga do produto.

O desafio principal é o fato de que, numa empresa com tantas décadas de atuação, há uma identificação forte com certos valores; estes, por sua vez, devem continuar sendo comunicados para manter o vínculo que o público tem com a marca. Antecipando esse empecilho, a agência Dia - escolha que certamente não foi mero acaso; a Dia é uma agência especializada em branding - promoveu pesquisas, estudou minuciosamente o caso e a cultura maranhense antes de definir qualquer mudança. A própria Coca-Cola - que comprou a marca em 2001 - esperava pelo momento certo para a remodelagem no desenho para não correr o risco de desagradar consumidores de longa data.

A campanha apresentou, por fim, três opções de lata aos consumidores, que poderiam votar através do site www.escolhasualata.com.br ou via mensagens de celular (vulgo SMS). Além desse foco de interatividade, a campanha se utilizou de marketing de guerrilha e forte programação visual nos canais midiáticos apropriados. O resultado? Não só o índice de aceitação foi altíssimo como causou um buzz afiado, forte e positivo; a exemplo, como diz o próprio título, um prêmio de abrangência mundial. Então é assim, com um Idea de Excelência em Design e a consciência do poder de um bom planejamento, que o guaraná Jesus reformulou sua imagem.


Não sei se a vontade que sinto de tomar um copão disso é culpa do design; mas que deu vontade, ah, deu.


Nenhum comentário:

Compartilhe

Share |