segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arcade Fire e a Interatividade

Pra quem desconhece, o Arcade Fire é uma banda indie canadense que possui belos arranjos e letras; sua proposta, no entanto, extrapola o que se esperaria dentro do gênero. O Arcade Fire puxa influências barrocas, lo-fi, folk, pop e até gospel em suas músicas. Como esperado, por trás de toda essa mistura há uma mente visionária; Win Butler, guitarrista e vocalista, não só é bom compositor como também sabe dar um quê de originalidade aos lançamentos da banda. Dessa vez a novidade envolve Google Maps, Google Street View e escrita/desenho de padrões para ilustrar cartões postais.

O clipe da música "We Used To Wait", de seu novo álbum "The Suburbs", está hospedado no site thewildernessdowntown.com; o link pode ser acessado clicando no título deste post. Nele, se deve escolher uma localidade na qual o enredo tomará lugar; infelizmente grande parte do Brasil não tem recursos (no Maps/Street View) para exibição completa e otimizada. A partir daí, o browser abre várias janelas que apresentam a estória; é o clipe, de fato, acontecendo onde você resolveu que aconteceria. O personagem corre pelas ruas já conhecidas, incitando nostalgia e estranhamento.

Além da bela trilha para o curta interativo, no meio da atividade você pode ainda escrever um cartão postal estilizado e envia-lo à cidade que figura em seu roteiro; após essa fase o filme toma um rumo inesperado, uma animação levemente caótica mostra uma visão bem típica do Arcade Fire acerca da cidade grande. A proposta é bela e as plataformas, ousadas.

Enfim. Nada que eu falasse diria mais sobre o clipe que a experiência de assisti-lo; fiquem curiosos e assistam. Ah, a propósito, a visualização consome muito da memória de processamento. Recomendo que feche todas as abas e programas desnecessários antes de assistir.


Dentro do editor de cartão postal, pode-se escrever e desenhar

Nenhum comentário:

Compartilhe

Share |