quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Objectified

“Quando vemos um objeto pensamos certas coisas sobre ele em segundos. O que ele faz, do que é feito, quanto pesa, quanto achamos que custa.”

O que seria de nós sem nossas coisas?

Temos uma relação diária com nossos objetos que às vezes até supera nossas relações com outras pessoas.

A escova de dentes que só eu uso, vejo ela todos os dias, uso e a devolvo ao seu lugar. É praticamente um relacionamento.

E você que prefere ficar ouvindo mp3 no celular do quê conversar com quem senta ao seu lado no ônibus?

Sem dúvida, ao escolhermos estes gadgets que nos acompanham no dia a dia, fazemos uma escolha não somente por que ele executa de forma eficaz sua tarefa.

É bem mais do que isso.

Objectified é um fragmento da autobiografia dos objetos. De onde vem o desenvolvimento padrão de certos objetos? Como chegar à forma final? O que rola no processo de desenvolvimento de um produto Apple? Tudo isso aparece no filme, em entrevistas com diversos designers e engenheiros do mundo inteiro.

Uma história particularmente interessante é de um certo imperador chinês que preparava uma guerra para conquistar terras que seriam da China. No entanto, cada um de seus arqueiros construía seu próprio arco e suas próprias flechas; de modo que se um deles morresse em combate seu companheiro não poderia utilizar suas flechas, por não serem adaptáveis a outros arcos. Solução do imperador: padronização das flechas de todos seus arqueiros para que elas se encaixassem em qualquer arco.

O documentário tem pra assistir em streaming no Vimeo.

Aqui vai o trailer:

Nenhum comentário:

Compartilhe

Share |