quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Children of the Revolution

We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.


E se pudéssemos viver para sempre? Não bastaria.
Se pudéssemos viver para sempre, ao menos que vivêssemos jovens e para sempre.

A juventude está presente na maioria das campanhas publicitárias, por que será?

Esse vídeo mapa semântico da box1824 mostra a trajetória do ser jovem desde a revolução baby boomer até a atual Geração Y.

Baby boomers

A geração nascida no boom da natalidade ao fim da II Guerra Mundial - os baby boomers - foi a geração do feminismo, da libertação sexual, do maio de 1968, dos movimentos sociais, da experimentação de drogas, de novos limites, a geração hippie de Woodstock. Conquistaram o direito de ser jovens.

Geração X

No rastro dos baby boomers a geração X aproveitou os direitos conquistados pela geração anterior, buscando o prazer sem culpa. É a geração que conquista sua individualidade, seu próprio quarto em casa, a geração do punk, do pós punk e do new wave. São os yuppies, o hip-hop, o Michael Jackson e Ferris Buller. Conquistaram o respeito do consumo.

Geração Y, Millenials

Nós.
A geração pós-90's que cresceu alimentada de informação jovem pela MTV, imersa na cultura gamer e nativos da internet. Não se é do grupo A ou B, mas alterna-se entre D e A, F e G, quantas vezes quiser, como quiser. Todo o conteúdo gerado pelas gerações anteriores que nos influenciou é cortado, fragmentado e remixado, fora tudo que é re-produzido atualmente. Estamos conquistando o direito da escolha?

Além de um notável aumento no poder de consumo dessas gerações jovens percebemos seu poder de influência sobre as outras gerações.
Segundo a box1824, a faixa etária dos 18 aos 24 anos está posicionada no topo da pirâmide de influência, servindo de aspiração aos mais novos e como inspiração para os mais velhos. Pode-se dizer que nossa geração serve de espelho à geração de amanhã. Devemos ser a mudança que queremos ver, como já disse Gandhi.

Por ser um fenômeno atual fica complicado descrevê-lo enquanto está acontecendo, e ademais só nos restam conjecturas.
Este outro vídeo da box1824 apresenta algumas tendências comportamentais da nossa época:


Será que estamos preparados para a próxima revolução?

(post escrito ao som de Younger Generation - John Sebastian)

Nenhum comentário:

Compartilhe

Share |