terça-feira, 30 de outubro de 2007

OPA

Toda a animação do curso de pp foi transmitida para mais de 600 participantes do OPA, que assistiram às palestras do curso.

O resultado você confere nas inúmeras fotos tiradas no dia.

Abaixo uma amostra do que foi o Teatro da Univali no sábado, dia 27.

Quem é, quem é?

Não usa rótulo, tem sua marca registrada como uma tatuagem e vem de um país que não tem tradição em vodkas?

Acertou quem disse vodka Absolut.

No Absolut Ads você encontra uma galeria que conta a história de 25 anos da campanha mais longa sem interrupções. O site armazena mais de 1,450 anúncios originais da bebida, feitos pela agência mundialmente conhecida, a TBWA.

É uma boa dica para quem procura uma nova referência de design e idéias que fujam da “mesmice”. Absolutamente criativo.


No blog Trinta&3 você encontra um pouco da nova campanha da Absolut, muito boa.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

DAVID LYNCH na publicidade


O comercial de TV do novo perfume da Gucci by Gucci, é dirigido pelo direto David Lynch.
Para quem não conhece, David Lynch é famoso por seus trabalhos como diretor em filmes como Veludo azul (1986) e a série de tv americana Twin Peaks (1990).

O curta – que é estrelado pela brasileira Raquel Zimmerman, pela russa Natasha Poly e pela dinamarquesa Freja Beha Erichsen- foi filmado no “Musee National des Arts d'afrique et D´Oceanie”, de Paris.

"Eu queria que nossa primeira campanha para televisão tivesse um toque caprichoso de um diretor visionário. Eu o queria por causa de suas idéias visionárias, sua genialidade, mas ao mesmo tempo, não queria algo como uma boneca sem cabeça ou sangue”, explicou Frida Giannini (estilista da Gucci) à Vogue Britânica - referindo-se às imagens surrealistas pelas quais Lynch é conhecido.

Nos últimos anos, o diretor americano tem trabalhado de forma cada vez mais independente, longe dos grandes estúdios. Tendo inclusive já produzido um comercial para a prefeitura de NY.
O vídeo, de pouco mais de um minuto, não deixa de ser um reclame de perfume, mas carrega o estilo de Lynch por todos os lados. Mais legal que o comercial é o "making of", em que o diretor aparece conduzindo a equipe, orientando as modelos e pilotando a câmera. Ambos podem ser conferidos no site youtube.

Post enviado por Aline Marchese (2º período)

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Não Fui Eu.

Por Leonardo Antonio Pertuzzatti (6º período)

O Sr. Astrogildo já era velho. Cerca de 70 anos. Cabelo quase todo branco. Apenas algumas mechas grisalhas ainda restavam na sua cabeça enrugada. A expressão facial era de eterna amargura. Os dentes protéticos cerrados, pressionados uns contra os outros. Sobrancelhas rancorosamente franzidas, desde que sua estimada esposa faleceu. “Culpa de um maldito publicitário”, dizia ele. Sempre que podia, o velho protestava sacudindo sua bengala no ar, com seja lá quem fosse. Não importava. Ele bradava cuspindo e forçando sua voz idosa: “Malditos sejam, aqueles publicitários! Eles tiraram a Giorgina de mim! Com aqueles inescrupulosos anúncios oportunistas! Corja imunda de tiranos agiotas e egoístas capitalistas! Boçais!”.

Apesar do Sr. Astrogildo ter motivos para pensar assim a respeito de publicitários, existe um grande número de pessoas que compartilham da mesma opinião, porém, devido à mais pura ignorância e imperícia.

Vejamos...
Tirania.
Do grego tyrannia, que significa “senhoria absoluta”. Substantivo feminino, cujos sinônimos são: domínio ou poder de tirano; governo opressor e cruel; poder soberano usurpado e ilegal; opressão; despotismo; barbaridade; violência; entre outros.

Publicitários não são tiranos. Eles não obrigam ninguém a ver seus anúncios, e muito menos a comprar produtos ou ter boas impressões sobre determinada empresa. Não são bárbaros nem violentos. Pelo menos não ainda. Nunca ouvi falar de um publicitário mascarado invadindo a casa de uma família de classe-média, apontar um 38 pra cabeça do filhinho de 6 anos e dizer: “BEBA COCA-COLA!”. Publicitário só avisa. Anuncia. Divulga. E muitas vezes, de forma sutil e inteligente.

Oportunismo.
Substantivo masculino depreciativo, que faz referência à atitude de transigência para com as circunstâncias ou de acomodação a elas; aproveitamento das situações de modo a chegar mais facilmente a um resultado favorável.

Publicitários não são oportunistas. Pelo contrário. Eles é que são requisitados pelas pessoas. Porque as pessoas precisam de publicidade. As empresas precisam de publicidade. O mundo precisa de publicidade. E alguém precisa fazer o trabalho todo, planejar e propagar uma idéia, conceito, produto, imagem, etc. de forma rápida e eficiente. Publicitário só ganha dinheiro fazendo algo que os profissionais dos outros ramos não tem competência pra fazer.

Agiotagem.
Do francês agiotage. Substantivo feminino, significa usura, especulação ilícita; comércio usurário.
Publicitários não são agiotas. Eles são investidores. Após um extenso planejamento, eles aplicam o dinheiro do seu cliente em campanhas publicitárias que, se feitas da forma correta, acarretarão em lucros, tanto para a empresa quanto para a agência. Existe uma série de leis que regula e julga todo processo financeiro. Nada mais é que um negócio como qualquer outro. “Jãst bízines”.

Egoísmo.
Do latim ego, que significa “eu”. Substantivo masculino, referente ao amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios.
Publicitários não são egoístas. Não existe espaço pra egoísmo na publicidade. Ela é uma atividade em grupo. Não tem como uma única pessoa fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso existem os departamentos de atendimento, planejamento, mídia, criação, etc. Além disso, em cada um desses departamentos, há grande interação entre indivíduos. E quando uma campanha é um sucesso, não existe UM responsável. TODOS são.

Capitalismo.
Substantivo masculino, é o regime econômico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e de distribuição, pela liberdade dos capitalistas para gerir os seus bens no sentido da obtenção de lucro, e pela influência dos detentores do capital sobre o poder político. Isso não tem como discutir. Esse é o sistema onde a gente vive. Não gosta, vai pra China.

finalmente...
Boçal.
Adjetivo. 2 gêneros. Estúpido, rude, inculto, grosseiro.
Bem... Alguns são isso mesmo. Ou até piores. Mas não dá pra exterminar o galinheiro inteiro por causa de alguns ovos podres. Maus profissionais existem qualquer ramo. Cá entre nós, publicitário até que é um povo bem divertido. Ruim mesmo são os políticos.
Quem não guarda lá no cantinho do coração aquela propaganda cheia de intensidade e emoção, que faz lembrar determinada situação que você viveu parecida? Ou aquela propaganda que só de lembrar, já começa a dar gargalhadas? Ou ainda aquela que fez refletir?

Para o Sr. Astrogildo, publicidade sempre será algo negativo. Afinal, foi assistindo a um comercial de TV dos depiladores a laser Valmorex que sua amada Giorgina se interessou pelo produto, comprou-o no mesmo dia, e morreu eletrocutada na banheira enquanto se depilava, apesar dos insistentes e claros anúncios durante o comercial para não deixar o aparelho elétrico perto de fontes de água. Como é difícil demais o Sr. Astrogildo se culpar por ter tido preguiça e preferir brincar com o gato de estimação do casal a ler as instruções no manual do sensacional depilador a laser Valmorex... ele culpa os malditos publicitários.

É sempre assim.
Deu merda?Bota a culpa no publicitário. Eles ganham montanhas de dinheiro pra isso mesmo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Mais do mesmo

Adaptações de grandes livros enchem as telas do cinema.

Enquanto Blindness (baseado no lindo “Ensaio sobre a cegueira” de Saramago), de Fernando Meirelles, bomba antes mesmo de ser lançado. O Amor nos Tempos do Cólera (baseado no livro de Garcia Márquez) é muito elogiado na Mostra de São Paulo.

O Amor nos Tempos do Cólera é do diretor Mike Newell, mesmo de Harry Potter e o Cálice de Fogo, O Sorriso de Monalisa e Quatro Casamentos e um Funeral. E ainda tem a participação da maravilhosa Fernanda Montenegro.

É legal ler o livro, ver o filme e sentir as limitações e vantagens de adaptações. Quem nunca se decepcionou, ou se impressionou, com um filme baseado num livro que amava?

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Surrealismo vendedor



Acima, uma das fotos de Mario Testino publicadas na edição de outubro da Vogue francesa com a Gisele. Em seguida, a imagem da nova campanha da Raphaella Booz, pela multiagência Gás, de Floripa. Alguém notou uma ligeira semelhança? As duas são meio surreais. Inspiração ou tendência? Independentemente, as fotos estão lindas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ComGurus, ComGuris e outras histórias

História ao vivo. Os papas da propaganda ao seu lado. Ou qualquer título bem pouco criativo e já utilizado à exaustão pode servir para o que aconteceu na quinta-feira, dia 18/10, num almoço em Florianópolis. Dois professores (esta que vos escreve e Rafael Silveira) e dois alunos (Bruna Barros e Luís Gustavo Garcia) tiveram a oportunidade de ver e ouvir alguns dos mais importantes nomes da propaganda catarinense, além de visitar a agência Fórmula, ciceroneados pelo diretor de criação Wander Levy (se você ainda não ligou o nome à pessoa, ele ganhou um Leão de Ouro em Cannes em 1988, com o filme para Seivas da Phebo onde uma menina imita a sua mãe, com a Billie Holiday de fundo).
O grupo se autodenomina ComGurus, com muita propriedade. Antunes Sevro, Elóy Simões, Emilio Cerri, George Peixoto e Julio Pimentel são verdadeiros gurus, aos quais se unem os "quase" gurus (profissionais "seminovos", como eles assumem)! Experiência, lucidez, bom humor e criticidade a serviço da boa propaganda e da evolução do mercado publicitário em Santa Catarina. E muita generosidade. Um dos projetos em curso é o ComGuris, em que eles recebem alunos de PP para uma conversa franca e genial. Entre no site e se esbalde com o que eles têm para ensinar. Em breve, também ao vivo em em cores.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Giovanni Draft+Habib´s

Aqueles que assistiram à palestra da Marília Naigeborin (Insight Catalyst da Giovanni Draft+FCB), na Univali, dia 10 de setembro, devem se lembrar.
Quando a publicitária veio até a universidade mencionou o planejamento que a agência elaborou para a rede de fast food Habib´s, mas não pode falar muito a respeito.
Pois é, a campanha saiu e vem com novo posicionamento.

“Descobrimos que o Habib’s é muito mais do que o cliente enxerga. Uma das razões para isso é o preço, por isso, resolvemos trabalhar a questão entre preço e valor”, explica Adilson Xavier, presidente e diretor de criação da Giovanni Draft+FCB.

Para saber mais acesse: http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2007/10/0021

Trinta&3

Retribuindo o favor, segue o link do blog Trinta&3 (http://www.33pp.blogspot.com/).
Um espaço muito interessante desenvolvido pelos meninos do 2º período (Mauro e Romeu) e pela Camila, do 4º.
Além de informações sobre moda, publicidade e música, eles divulgam textos de 'outros', basta enviar o post para o e-mail 33blog@gmail.com.

Mais sites legais podem ser vistos na nossa coluna de links e qualquer outra sugestão e só mandar.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Das telas para as prateleiras


Pra quem sempre sonhou em se deliciar com os doces d'A Fantástica Fábrica de Chocolates, já está a venda no Brasil o chocolate Wonka Bar. Esse exemplar foi comprado por R$ 12 numa bomboniere do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Era um sonho midiático antigo, confesso. Vale cada centavo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Campanha Educativa na Biblioteca


O curso de Publicidade e Propaganda da Univali, representado pela EXAP2, criou uma série de banners com uma campanha educativa para o Sistema de Bibliotecas da universidade.
Com um tom bem-humorado e amigável, a campanha usa imagens de lombadas de livros formando frases que orientam o usuário a não usar celular, não comer e manter o silêncio na Biblioteca.
A turma do 6º período de 2007-1 também contribuiu na construção dos títulos dos banners na disciplina de Redação Publicitária (Mídia Impressa).
Parabéns ao Sistema de Bibliotecas da Univali (SIBIUN) pela iniciativa e também a todos os alunos envolvidos na criação e desenvolvimento do material.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ganhe uma camiseta do 19º Festup

Nos dias 22 e 23 de setembro deste ano aconteceu o 19º Festup, Festival Universitário de Propaganda, organizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (http://www.appbrasil.org.br/) que traz o que há de mais novo no mercado para os futuros publicitários.

Um grupo de alunos de PP da Univali foi para São Paulo com a professora Erika Caramello conferir a edição desse ano, que trouxe palestrantes como Alexandre Peralta (Peralta StrawberryFrog), Guga Ketzer (Loducca), Alessandre Siano (Talent), Marcelo Assumpção (TV Globo) e Luiz Fernando Monteleone (Ogilvy).

Mas se você não foi nessa edição e quer ganhar uma camiseta do evento, o PiPoca dá uma mãozinha: basta você enviar uma notícia interessante relacionada à área de propaganda para exap2@univali.br. Se a sua notícia (post) for a escolhida, será publicada aqui no Blog,. Aí é só passar na Exap2 (bloco 12, sala 308) e levar sua camiseta.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A publicidade é a retaguarda da vanguarda. Você concorda?

Ouvi um publicitário dizer há tempos que "a publicidade é a retaguarda da vanguarda". Na hora, achei uma boa frase, dessas que viram bons títulos por aí. Mas não é só isso. Ser a retaguarda da vanguarda significa estar antenado, ligado, ver, ouvir e sentir o que há de novo no mundinho lá de fora, que se estende além da publicidade nossa de cada dia. Ler mais do que anuários. Ouvir mais do que jingles e spots. Ver mais do que o intervalo. Acessar mais do que os sites de agências. Washington Olivetto (ele de novo) já lembrou que, quando resolveram alimentar o gado com ração em que se aproveitavam restos do dito cujo, deu na síndrome da vaca louca... Diversificar, portanto, é fundamental.

Mas e a tal da retaguarda... O que quer dizer? Que não seremos, jamais, revolucionários, iconoclastas e inovadores como, por exemplo, a arte. Propaganda vem depois. Vem de acordo. Vem conforme. Sem sofrimento, sem lero-lero. Mas sem tristeza: a gente vem logo depois, colado na traseira da vanguarda, da pós-modernidade, da contemporaneidade ou do nome que você quiser.

"Um criativo que deixará saudades"

Masao Mattos Miura
30/09/1979 - 22/09/2007

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