quinta-feira, 12 de junho de 2008

Nike, Adidas e excelentes conceitos

Impossible is nothing, da Adidas, e Just do it, da Nike, são dois dos conceitos mais interessantes e bem explorados da publicidade contemporânea. Como diz Regina Augusto (em edição especial Agências&Anunciantes da Meio&Mensagem de 09/06/2008), as duas marcas "souberam com muita competência captar o poder de um conceito, fazendo-o reverberar mundo afora". E o mais bacana é que foram criados pela mesma equipe. Mas por agências diferentes... Eu explico. Ou melhor, abro espaço para Regina Augusto, editora do Meio&Mensagem, explicar:
"Just do it foi criado em 1988 quase por acaso. Dan Wieden - que havia fundado sua agência [Wieden+Kennedy] seis anos antes, em Portland, Oregon, justamente para atender a conta da empresa de artigos esportivos fundada em 1971 por Phil Knight - inadvertidamente alterou o curso da história quando no meio de uma reunião com o cliente deixou escapar a frase You Nike guys, you just do it. Assim nascia um slogan que se tornou que uma mensagem universal de automotivação e força pessoal. (...)
Assim como para a Nike, a estratégia de comunicação foi essencial para o sucesso da marca Adidas. Em 1998, três profissionais - Alex Melvin, Chris Mendola e Guy Hayward -, que trabalhavam na Widen+Kennedy de Amsterdã diretamente com a principal conta da agência, a Nike, saíram da empresa para montar a 180, cujo cliente inaugural foi a Adidas.
No início de 2004, o time da 180 lançou a campanha global que tinha como grande palco a Olimpíada de Atenas e o conceito Impossible is nothing."
Ou seja, criatividade a toda prova.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o post. lembrei dessa matéria da good magazine, com vários topicos sobre a nike

http://www.goodmagazine.com/section/Marketplace/swoosh-o-nomics

é otimo tb. dá uma olhada.

Anônimo disse...

Exemplo de que a cacofonia (e por quê não a cropofonia?) é indispensável em reuniões e brainstorms.
Quantas idéias já não nasceram aos 45 do segundo tempo de uma reunião, depois de boas risadas, constrangimentos ou situaçoes inusitadas?!

Analogando, "é falando m... que se aduba a campanha!" : )

abços

Anônimo disse...

Jana, vc já viu esta campanha da Adidas? http://dzineblog.com/2008/06/impossible-is-nothing.html

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