quinta-feira, 12 de junho de 2008

Logos para Olimpíada de 2016


Os Jogos Olímpicos de 2016 têm 4 candidatas à sede pré-selecionadas: Rio, Chicago, Madri e Tóquio. E todas elas já têm logos prontas para o maior evento esportivo do mundo, como você pode conferir ao lado:
Interessante observarmos os diferentes estilos: os americanos adoram uma estrela, os espanhóis usaram como referência o estilo de Miró, um dos artistas mais representativos e originais daquele país. O logo brasileiro é o mais econômico no uso de cores e efeitos e usa o grafismo do Pão de Açúcar que se transforma num coração. Já o japonês usa as 5 cores dos círculos olímpicos (azul, amarelo, preto, verde e vermelho), como o de Madri.
Outro detalhe: todos os tipos (fontes) utilizados são SEM SERIFA o que garante uma leitura rápida das logos. Serifa é aquela "perninha" na letra que cria uma linha imaginária na leitura, como nessa fonte que você está lendo agora - mais indicada para textos longos e nem sempre para logotipos.
Qual você achou melhor? Dê a sua opinião nos comentários.
Eu fico com a de Madri.


9 comentários:

Anônimo disse...

fico com o de madri também, mesmo parecendo a logo da tv escola haah. o brasileiro é o mais pobre de todos, infelizmente. até parece que não tem designers bons por aqui.

mas eu ainda gosto mais da logo da olimpiada de londres, de 2012, com aquelas cores berrantes, saindo totalmente do estilo logo-para-olimipiada.

Anônimo disse...

Sem dúvidas, fico com o logotipo do Brasil. Na minha opinião, não tem nada de pobre e sim um bom senso no uso do grafismo, simples e ao mesmo tempo dinâmico, usando o artifício do tom mais escuro de verde para acrescer a impressão de dobra. Uma sacada!

Pessoalmente, acho que o uso de degradês desvalorizaram os logotipos do Chicago e Tóquio.

E para quem não lembra, a marca Brasil de turismo, usava um jogo de cores e formas semelhante ao de Madrid. Será que também nos inspiramos em Miró?

Everson disse...

To com o Rafael nessa. Eu fico entre o do Rio e o de Madrid. O de Chicago é realmente ruim, o degradê é umrecurso pobre e a marca não me diz nada.

Meu único problema com a logo de Madri é justamente o tipo. Achei meio sem personalidade.

Anônimo disse...

http://hiteshmehta.in/?p=17

50 logos olímpicos.

Abs,
Rafael E. da Silveira

Jana disse...

Ué, só eu gostei da logo de Tóquio? Mas o que eu queria mesmo saber era se não há mais a axigência dos tais anéis olímpicos?

Nubia disse...

Também gostei da do Brasil, justamente pela economia de cores, que na minha opinião acabou enriquecendo a logo.

(só não sei quanto dessa minha preferência tem influência de um bairrismo inconsciente e quanto é realmente por preferência estética)

Maria Lola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu também gostei da logo de Tóquio.
A do Brasil também não me desagrada, mas essa modinha de não usar caixa alta na inicial do nome próprio é que não me convence.
Que chata né?

;]
Uyara

Anônimo disse...

O de Madri parece o "Drogas? Tô fora!". O de Toquio me lembra a fitinha da luta contra a aids. Chicago achei meio "lugar comum". Rio? Sem todas as cores dos continentes, parece um pouco fora de contexto. Enfim, de todas as opções, Madri é a mais interessante na minha opinião.

Compartilhe

Share |