quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Acampamento tecnológico
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
TV Digital: Stand By
Para assitir TV com os novos recursos é preciso ter um conversor p/ Televisão digital, que está custando atualmente um pouco mais de mil reais. Em um futuro pouco distante (2 ou 3 anos) esse preço deverá cair bastante, para aproximadamente 200 reais.
E tem outra coisa: os modelos disponíveis de conversores ainda não são compatíveis com software brasileiro oficial (Ginga), que é responsável pela interatividade. Ou seja, por enquanto a principal vantagem é a qualidade superior da imagem. A revolução da interatividade fica para daqui a alguns anos.
Os Trabalhos
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
PP Responsável
A função dos acadêmicos era elaborar um plano de marketing e uma campanha publicitária (com, no mínimo, 3 peças impressas). O objetivo geral do trabalho era informar a população sobre a Agenda 21 itajaiense para, assim, estimular a adesão de novos adeptos ao Fórum Permanente.
Agenda 21 é um processo pelo qual a sociedade, o poder público e o setor econômico planejam ações, estabelecem metas e assumem compromissos visando promover o Desenvolvimento Sustentável.
O projeto faz parte das disciplinas de Editoração Eletrônica, Redação Publicitária – Criação, Marketing 2 e História da Arte, e faz parte da série de trabalhos integrados do curso neste semestre, todos focados no meio ambiente.
Representantes da Agenda 21 estavam presentes na apresentação e elogiaram os trabalhos, que demostraram muito empenho e capacidade dos alunos.
A TV Univali cobriu o evento.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Polêmica
Um novo mercado online para a indústria de serviços criativos é lançado hoje. BootB permite que qualquer um em qualquer lugar responda aos briefs criativos das maiores companhias do mundo e receba fees profissionais por suas idéias. Se você já viu um anúncio e pensou "eu poderia fazer isso", (ou "eu poderia fazer melhor que isso"), BootB é para você. Qualquer um, em qualquer lugar com qualquer tipo de impulso criativo está convidado a responder aos briefs criativos disponibilizados em BootB pelos maiores anunciantes. Crianças e donas de casa em Marrakesh são tão qualificadas quanto executivos de publicidade na Madison Avenue. E as agências publicitárias são bem-vindas também - se elas não tiverem medo da concorrência que está lá fora..."
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Piores
Abaixo, um aperitivo do que você encontra no site:
Uma amiga Mal Brifada me enviou o seguinte:
"Sou responsável por um informativo diário com notícias de interesse de nossos clientes. SEMPRE coloco a fonte, afinal, sou jornalista e cidadã... gosto de saber (quando leio algo) onde saiu. Numa dessas, recebi uma matéria do atendimento responsável pela XXXX, e, como sempre, sem referência nenhuma.
Mandei um e-mail: "Fulana, pode me passar a fonte, por favor, para que eu possa incluir a notícia no tópico sobre telefonia? Obrigada"
Qual não foi a minha surpresa quando recebi a resposta:"Arial 14´. Quando for assim, é só marcar o texto que aparece a referência da fonte lá em cima. Beijo."
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
4º Congresso Brasileiro de Propaganda será realizado em 2008
Evento será realizado em 2008, 30 anos após a realização de sua 3ª edição
Fonte: MM on Line
Depois de anos de expectativa e articulação, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) definiu as bases da realização do 4º Congresso Nacional de Propaganda. O evento ocorrerá em São Paulo, provavelmente no mês de abril, precisamente 30 anos depois da realização da 3ª edição do Congresso. As expectativas em torno do encontro são grandes. No encontro de 1978, foi estabelecida a a criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). Em outubro de 1957, data do 1º Congresso, a Associação Brasileira de Propaganda (ABP), realizadora do evento, aprovou o primeiro Código de Ética da atividade publicitária.
Os principais temas em debate do 4º Congresso ainda estão em fase de formatação, mas o encontro ocorre no momento em que o mercado discute diversas questões de vital importância para a atividade, que passam por novas modelos de remuneração, TV Digital, fragmentação de meios e disciplinas de comunicação, até a própria revisão do Código de Ética que está em curso pela Abap.
O sinal verde para a realização do evento foi possível graças à articulação da entidade junto aos diversos capítulos regionais, e parceiros de primeira hora, como a ABP, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e as diversas associações representativas da mídia nacional. Um jantar realizado na quinta-feira, 22, em São Paulo, reuniu os principais dirigentes do setor para formalizar o lançamento do 4º Congresso.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Show dos egressos de PP
Os ingressos já estão esgotados, o que mostra a qualidade do espetáculo. Um presentão e tanto para a comunidade e para o Rodrigo, que completa mais um aniversário na data. Parabéns!
terça-feira, 20 de novembro de 2007
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Atenção alunos que cursarão o 8º período de PP em 2008/I
Trata-se de uma disciplina onde o aluno estagia durante 120 horas numa empresa e, junto com um professor orientador, produz um relatório sobre seus processos comunicacionais, que é avaliado em banca. Este estágio pode ser realizado no decorrer do semestre ou nas férias que o antecede.
Quem já estagia ou trabalha, pode cumprir esta carga horária em sua empresa ou na que preferir, desde que ela seja parceira da Univali. Se não está estagiando, é hora de pensar em que área atuar. Consulte a lista de empresas conveniadas para estágio obrigatório no endereço www.univali.br/estagios. Em caso de dúvidas, consulte o regulamento da disciplina em www.univali.br/pp.
Todos os alunos que vão cursar a disciplina em 2008/I precisam solicitar o questionário de interesse em campo de estágio para a Profa. Érika (sextas-feiras na sala 308 / bloco 12). Quanto mais cedo solicitar, mais cedo começa a estagiar.
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
PARABÉNS...
Principalmente àqueles que se destacaram e trouxeram o troféu para casa. São eles:
- Rafael Ferreira Fontes e Vanessa Eloise Mafra, do 7º período, na categoria Logotipia
- Ana Luiza Colzani e Solange Gonzalez Bock, do 6º período, na categoria Apoio
- Pedro Vaz, Leonardo Felippi, Ricardo de Souza, Silvio Cardoso e Thiago Moraes, do 6º período, na categoria Vídeo Publicitário 30"
- Mederijohn Corumbá, 8º período, na categoria Vídeo Experimental
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
VIRTUAL II
Para lançar o CD Queen Collection, da Som Livre, a equipe se inspirou em vídeos do youtube, nos quais as pessoas aparecem dublando artistas.
Mais um fato que deixa claro a importância do 'mundo virtual' na publicidade.
Veja o comercial da campanha aqui.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
A publicidade mudou. Os publicitários, nem tanto.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
::Tragédia
que fala sobre a polêmica do suposto "sumiço" dos textos na propaganda.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Quem matou o redator?
Por Elóy Simôes
1.Cada vez que eu tinha de apresentar um anúncio para aquele cliente, eu me preparava para uma batalha. A arma que ele utilizava para me atingir eram sempre as mesmas: pra que tanto texto? Ninguém lê isso.
Protegido pelo meu colete a prova de bolas, eu resistia. E respondia ao ataque com a única arma que possuía: a da confiança que o cliente, apesar das discussões acesas que a gente tinha, depositava em mim.
Tá, então vou aprovar. Só pra você não ficar triste.
Um dia, exausto e ainda tenso por causa do embate que tivemos, resolvi deixar passar no corpo de texto uma palavra com grave erro de linguagem. Não me lembro mais qual escolhi, mas era como se eu tivesse escrito Çuissa. Assim mesmo: com cedilha no começo e dois esses no fim.
O anúncio saiu no Estado de S. Paulo, e antes do almoço o cliente já me ligava:
Oh, Elóy, como é que você deixou passar aquele erro no texto? Estou com o saco cheio de gente que me telefona apontando o erro.
Fingi surpresa.Disse que olharia o anúncio publicado, e ligaria de volta. Mas não deixei barato:
Que estranho, você vive dizendo que ninguém lê texto. Como é que esse pessoal descobriu?
Funcionou. Nunca mais aquele cliente me aporrinhou por causa do texto.
2. Recebi uma série de manifestações - algumas reproduzidas no
http://www.aconcetendoaqui.com.br/ - a propósito do artigo que escrevi sobre a morte do texto e, em conseqüência, do redator. Agradeço a todos, inclusive os que me criticam, até porque entendo que nossa profissão precisa discutir mais. Sobre tudo. A diversidade de idéias oxigena, enriquece, quando manifestadas com honestidade.
Tomo a liberdade de comentar a do José Alfredo Abrão, que aponta uma culpada pelo assassinato do redator: a Instantaneidade:"O texto sumiu, acima de tudo, pela necessidade de sermos instantâneos. Pois hoje ninguém para mais do que alguns segundos diante de uma peça publicitária. Na vida que a gente leva, sob intenso bombardeio urbano-midiático, com oceanos de interatividade se abrindo no horizonte, simplesmente não há mais tempo disponível para a leitura."
3 .Será mesmo?
Será que dona Instantaneidade não está sendo injustiçada pelo nosso José Alfredo?
Se é ela, por que Editoras estrangeiras estão desembarcando no Brasil? Por que a Livraria Cultura, a FNAC, a Saraiva, entre outras, crescem tanto? Por que estatísticas recentes indicam que o mercado editorial está crescendo? Por que jornais, com a Folha de S. Paulo, por exemplo, lançam, com sucesso, coleções de livros?
Será que o prazer dessa Instantaneidade é matar apenas os redatores publicitários?
4. Atormentado por essa dúvida, fui buscar, na minha estante, o livro Tem gente achando que você é analfabeto, do Ruy Lindenberg, editado em 2001 pela W/Brasil.
Ele aborda um anúncio que tem exatamente aquele título e que teve tanta repercussão que resultou no livro. Afora o texto introdutório do Ruy,o livro, de 225 páginas, contém apenas mensagens dos leitores.
Surpresa: o texto do anúncio tem uma página inteira, sem ilustração. Senti vontade de reproduzir aqui pelo menos uma parte dele, mas acho uma injustiça com o Ruy e com você. Compre o livro para saboreá-lo e aprender como se escreve.
5. Foi mesmo a Instantaneidade que, cruelmente, assassinou o redator e o texto?
Ou foi uma dupla formada pela Preguiça e Falta de Talento?
Faça sua aposta."
Pesadelo ou sonho?
Peles perfeitas, muito brancas, os olhos escuros, as bocas vermelhas e brilhantes, além de um ambiente pesado trazem a tona o mundo surrealista de Lynch.
A exposição das fotos Fetish pode ser conferida em Paris na Galerie Du Passage.
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Pipoca: 1001 utilidades
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
OPA parte II
Clique aqui para ver as fotos do evento.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Quem é, quem é?
No blog Trinta&3 você encontra um pouco da nova campanha da Absolut, muito boa.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
DAVID LYNCH na publicidade
Para quem não conhece, David Lynch é famoso por seus trabalhos como diretor em filmes como Veludo azul (1986) e a série de tv americana Twin Peaks (1990).
O curta – que é estrelado pela brasileira Raquel Zimmerman, pela russa Natasha Poly e pela dinamarquesa Freja Beha Erichsen- foi filmado no “Musee National des Arts d'afrique et D´Oceanie”, de Paris.
"Eu queria que nossa primeira campanha para televisão tivesse um toque caprichoso de um diretor visionário. Eu o queria por causa de suas idéias visionárias, sua genialidade, mas ao mesmo tempo, não queria algo como uma boneca sem cabeça ou sangue”, explicou Frida Giannini (estilista da Gucci) à Vogue Britânica - referindo-se às imagens surrealistas pelas quais Lynch é conhecido.
Nos últimos anos, o diretor americano tem trabalhado de forma cada vez mais independente, longe dos grandes estúdios. Tendo inclusive já produzido um comercial para a prefeitura de NY.
O vídeo, de pouco mais de um minuto, não deixa de ser um reclame de perfume, mas carrega o estilo de Lynch por todos os lados. Mais legal que o comercial é o "making of", em que o diretor aparece conduzindo a equipe, orientando as modelos e pilotando a câmera. Ambos podem ser conferidos no site youtube.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Não Fui Eu.
O Sr. Astrogildo já era velho. Cerca de 70 anos. Cabelo quase todo branco. Apenas algumas mechas grisalhas ainda restavam na sua cabeça enrugada. A expressão facial era de eterna amargura. Os dentes protéticos cerrados, pressionados uns contra os outros. Sobrancelhas rancorosamente franzidas, desde que sua estimada esposa faleceu. “Culpa de um maldito publicitário”, dizia ele. Sempre que podia, o velho protestava sacudindo sua bengala no ar, com seja lá quem fosse. Não importava. Ele bradava cuspindo e forçando sua voz idosa: “Malditos sejam, aqueles publicitários! Eles tiraram a Giorgina de mim! Com aqueles inescrupulosos anúncios oportunistas! Corja imunda de tiranos agiotas e egoístas capitalistas! Boçais!”.
Apesar do Sr. Astrogildo ter motivos para pensar assim a respeito de publicitários, existe um grande número de pessoas que compartilham da mesma opinião, porém, devido à mais pura ignorância e imperícia.
Vejamos...
Tirania.
Do grego tyrannia, que significa “senhoria absoluta”. Substantivo feminino, cujos sinônimos são: domínio ou poder de tirano; governo opressor e cruel; poder soberano usurpado e ilegal; opressão; despotismo; barbaridade; violência; entre outros.
Publicitários não são tiranos. Eles não obrigam ninguém a ver seus anúncios, e muito menos a comprar produtos ou ter boas impressões sobre determinada empresa. Não são bárbaros nem violentos. Pelo menos não ainda. Nunca ouvi falar de um publicitário mascarado invadindo a casa de uma família de classe-média, apontar um 38 pra cabeça do filhinho de 6 anos e dizer: “BEBA COCA-COLA!”. Publicitário só avisa. Anuncia. Divulga. E muitas vezes, de forma sutil e inteligente.
Oportunismo.
Substantivo masculino depreciativo, que faz referência à atitude de transigência para com as circunstâncias ou de acomodação a elas; aproveitamento das situações de modo a chegar mais facilmente a um resultado favorável.
Publicitários não são oportunistas. Pelo contrário. Eles é que são requisitados pelas pessoas. Porque as pessoas precisam de publicidade. As empresas precisam de publicidade. O mundo precisa de publicidade. E alguém precisa fazer o trabalho todo, planejar e propagar uma idéia, conceito, produto, imagem, etc. de forma rápida e eficiente. Publicitário só ganha dinheiro fazendo algo que os profissionais dos outros ramos não tem competência pra fazer.
Agiotagem.
Do francês agiotage. Substantivo feminino, significa usura, especulação ilícita; comércio usurário.
Publicitários não são agiotas. Eles são investidores. Após um extenso planejamento, eles aplicam o dinheiro do seu cliente em campanhas publicitárias que, se feitas da forma correta, acarretarão em lucros, tanto para a empresa quanto para a agência. Existe uma série de leis que regula e julga todo processo financeiro. Nada mais é que um negócio como qualquer outro. “Jãst bízines”.
Egoísmo.
Do latim ego, que significa “eu”. Substantivo masculino, referente ao amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios.
Publicitários não são egoístas. Não existe espaço pra egoísmo na publicidade. Ela é uma atividade em grupo. Não tem como uma única pessoa fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso existem os departamentos de atendimento, planejamento, mídia, criação, etc. Além disso, em cada um desses departamentos, há grande interação entre indivíduos. E quando uma campanha é um sucesso, não existe UM responsável. TODOS são.
Capitalismo.
Substantivo masculino, é o regime econômico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e de distribuição, pela liberdade dos capitalistas para gerir os seus bens no sentido da obtenção de lucro, e pela influência dos detentores do capital sobre o poder político. Isso não tem como discutir. Esse é o sistema onde a gente vive. Não gosta, vai pra China.
finalmente...
Boçal.
Adjetivo. 2 gêneros. Estúpido, rude, inculto, grosseiro.
Bem... Alguns são isso mesmo. Ou até piores. Mas não dá pra exterminar o galinheiro inteiro por causa de alguns ovos podres. Maus profissionais existem qualquer ramo. Cá entre nós, publicitário até que é um povo bem divertido. Ruim mesmo são os políticos.
Quem não guarda lá no cantinho do coração aquela propaganda cheia de intensidade e emoção, que faz lembrar determinada situação que você viveu parecida? Ou aquela propaganda que só de lembrar, já começa a dar gargalhadas? Ou ainda aquela que fez refletir?
Para o Sr. Astrogildo, publicidade sempre será algo negativo. Afinal, foi assistindo a um comercial de TV dos depiladores a laser Valmorex que sua amada Giorgina se interessou pelo produto, comprou-o no mesmo dia, e morreu eletrocutada na banheira enquanto se depilava, apesar dos insistentes e claros anúncios durante o comercial para não deixar o aparelho elétrico perto de fontes de água. Como é difícil demais o Sr. Astrogildo se culpar por ter tido preguiça e preferir brincar com o gato de estimação do casal a ler as instruções no manual do sensacional depilador a laser Valmorex... ele culpa os malditos publicitários.
É sempre assim.
Deu merda?Bota a culpa no publicitário. Eles ganham montanhas de dinheiro pra isso mesmo.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Mais do mesmo
Enquanto Blindness (baseado no lindo “Ensaio sobre a cegueira” de Saramago), de Fernando Meirelles, bomba antes mesmo de ser lançado. O Amor nos Tempos do Cólera (baseado no livro de Garcia Márquez) é muito elogiado na Mostra de São Paulo.
O Amor nos Tempos do Cólera é do diretor Mike Newell, mesmo de Harry Potter e o Cálice de Fogo, O Sorriso de Monalisa e Quatro Casamentos e um Funeral. E ainda tem a participação da maravilhosa Fernanda Montenegro.
É legal ler o livro, ver o filme e sentir as limitações e vantagens de adaptações. Quem nunca se decepcionou, ou se impressionou, com um filme baseado num livro que amava?
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Surrealismo vendedor
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
ComGurus, ComGuris e outras histórias
O grupo se autodenomina ComGurus, com muita propriedade. Antunes Sevro, Elóy Simões, Emilio Cerri, George Peixoto e Julio Pimentel são verdadeiros gurus, aos quais se unem os "quase" gurus (profissionais "seminovos", como eles assumem)! Experiência, lucidez, bom humor e criticidade a serviço da boa propaganda e da evolução do mercado publicitário em Santa Catarina. E muita generosidade. Um dos projetos em curso é o ComGuris, em que eles recebem alunos de PP para uma conversa franca e genial. Entre no site e se esbalde com o que eles têm para ensinar. Em breve, também ao vivo em em cores.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Giovanni Draft+Habib´s
Quando a publicitária veio até a universidade mencionou o planejamento que a agência elaborou para a rede de fast food Habib´s, mas não pode falar muito a respeito.
Pois é, a campanha saiu e vem com novo posicionamento.
“Descobrimos que o Habib’s é muito mais do que o cliente enxerga. Uma das razões para isso é o preço, por isso, resolvemos trabalhar a questão entre preço e valor”, explica Adilson Xavier, presidente e diretor de criação da Giovanni Draft+FCB.
Para saber mais acesse: http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2007/10/0021
Trinta&3
Um espaço muito interessante desenvolvido pelos meninos do 2º período (Mauro e Romeu) e pela Camila, do 4º.
Além de informações sobre moda, publicidade e música, eles divulgam textos de 'outros', basta enviar o post para o e-mail 33blog@gmail.com.
Mais sites legais podem ser vistos na nossa coluna de links e qualquer outra sugestão e só mandar.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Das telas para as prateleiras
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Campanha Educativa na Biblioteca
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Ganhe uma camiseta do 19º Festup
Um grupo de alunos de PP da Univali foi para São Paulo com a professora Erika Caramello conferir a edição desse ano, que trouxe palestrantes como Alexandre Peralta (Peralta StrawberryFrog), Guga Ketzer (Loducca), Alessandre Siano (Talent), Marcelo Assumpção (TV Globo) e Luiz Fernando Monteleone (Ogilvy).
Mas se você não foi nessa edição e quer ganhar uma camiseta do evento, o PiPoca dá uma mãozinha: basta você enviar uma notícia interessante relacionada à área de propaganda para exap2@univali.br. Se a sua notícia (post) for a escolhida, será publicada aqui no Blog,. Aí é só passar na Exap2 (bloco 12, sala 308) e levar sua camiseta.
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
A publicidade é a retaguarda da vanguarda. Você concorda?
Mas e a tal da retaguarda... O que quer dizer? Que não seremos, jamais, revolucionários, iconoclastas e inovadores como, por exemplo, a arte. Propaganda vem depois. Vem de acordo. Vem conforme. Sem sofrimento, sem lero-lero. Mas sem tristeza: a gente vem logo depois, colado na traseira da vanguarda, da pós-modernidade, da contemporaneidade ou do nome que você quiser.
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Olivetto e a Criatividade do Publicitário Brasileiro
Um dos pontos que mais chamam a atenção é quando fala sobre o uso da tecnologia: "(...) de um lado, scanners e Photoshops facilitam o dia-a-dia, por outro lado, muitas vezes transformam profissionais de criação em meros reprodutores do já existente."
Confira no site Jornalirismo: http://www.jornalirismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=175
(Link enviado pelo acadêmico Leonidas Razera Neto. Envie tembém o seu!)
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
O Blog
Aqui notícias do curso e referentes à área serão postadas, com o objetivo de informar e discutir temas relevantes à formação acadêmica e pessoal.