terça-feira, 18 de novembro de 2008

Essa fonte é para comer?


O que sushi, brigadeiro, porcas, parafusos, peças de lego, flores, pingo d`ouros, linguiças, jujubas e calças jeans têm a ver com tipologia?

Bem, para os alunos de Direção de Arte do 2º período tem tudo a ver.

Eles passaram uma semana criando e produzindo formatos de alfabetos - chamados de tipos ou fontes – para a disciplina dos professores Rafael da Silveira e Hans Peder. Em sala de aula os alunos iniciaram todo o processo sugerindo materiais e considerando alguns fatores, como viabilidade técnica e originalidade. Uma vez escolhidos os materiais, passou-se à fase de coleta para finalmente serem produzidas as fotos.

Segundo os alunos, essa foi a parte mais difícil e ao mesmo tempo a mais divertida do trabalho, onde surgiram algumas histórias interessantes e curiosas, como por exemplo:


- Foram usadas 15 latas de leite condensado para fazer o brigadeiro do tipo “negrinho” (nome inspirado no termo usado pelos gaúchos). Dizem que o bloco 12 inteiro ganhou brigadeiro no dia da produção.
- “É muito difícil fazer o S”, foram as palavras da equipe que fez um tipo formado por pessoas (eles mesmos).
- O tipo “falta o sakê”, formado por sushis, tinha na letra “A” doze sushis. Já na letra”Z” restaram apenas oito. Motivo: fome.
- O tipo “Toscana”, formado por lingüiças em uma tábua de carne, virou o churrasquinho de domingo da equipe inteira que a produziu.
- Nomes curiosos: chacina (feita com balas de revólver), Geladerimã (com ímãs de geladeira), Gomatype (balas de goma), Egg Box (ovos), Légole (peças de Lego), Ziziphus (jujubas), Sals (salsichas), Morocha (morango e chantily) e Bacon Sans (Pingo d’ouro).

Parabéns aos alunos que fizeram um ótimo trabalho e um agradecimento especial ao professor Eduardo (fotografia), que ajudou muitas equipes a produzirem suas fotos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

OPA 2008: interatividade com a Propaganda.

Aproveitando que jogos eletrônicos estão cada vez mais sendo usados como forma de mídia, o OPA 2008 do curso de Publicidade e Propaganda criou um clima interativo usando esses jogos como tema no evento.




Com o teatro praticamente lotado, professores, profissionais e alunos puderam mostrar para os futuros universitários mais sobre a profissão de publicitário, através de informações e jogos que desafiaram e estimularam o conhecimento do público.



O OPA acontece anualmente e é uma oportunidade para os estudantes do ensino médio entrarem em contato com as diversas profissões que eles podem escolher se cursarem sua graduação na Univali.



No final das palestras os estudantes puderam bater fotos em cenários especialmente montado para o OPA 2008 de Propaganda. Confira as fotos, quem sabe você esteja aqui!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Como você sabe?

Como você sabe que a Skol desce redondo? Que a Sorriso deixa os seus dentes mais brancos?
As resposta para tais perguntas foram abordadas pela Tempo Brasil em sua nova campanha institucional. Foi detectada através das falhas de comunicação a necessidade conscientizar clientes e futuros clientes sobre o valor da propaganda, que se praticada de maneira responsável, e com um investimento em mídias, independente do tamanho da campanha, ela trará resultados. Para ilustrar este fato foras utilizados como referência cases de sucesso, que inseriram a comunicação em seu plano de marketing.
O principal objetivo é mostrar os serviços e o senso criativo da agência, buscando atrair clientes de qualidade que estejam dispostos a inovar a sua comunicação, garantindo a sobrevivência de sua marca ou produto.

As mídias utilizadas para esta campanha foram:

1. Hotsite
2. Comunidade Perfil Orkut
3. Vídeo (viral de Youtube)
4. Outdoor
5. Abrigo de ônibus
6. Newsletter
7. Adesivo Carro
8. VT
9. Anúncio revista
10. Anúncio Jornal
11. Buzzy de e-mail12. Banner Site

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Um senhor-propaganda


O Pipoca já mostrou aqui um anúncio da Louis Vuitton com o rolling stone Keith Richard de modelo (ver posts antigos). Pois desta vez quem faz pose para a marca francesa é o eterno James Bond, Sean Connery. Cá para nós, sir Connery continua maravilhoso aos 70 e muitos.
Ao trazer clássicos para as campanhas publicitárias, Antoine Arnault, diretor de comunicação da Louis Vuitton e filho de Bernard Arnault (um dos homens mais ricos da França, proprietário do império LVMH - que inclui Kenzo, Fendi, Donna Karan, Moët Chandon, Dom Pérignon e Veuve Clicquot, entre outras marcas de luxo) pretende devolver à marca sua aura chique e eterna, distanciando-se do mundinho fashionvolúvel que caiu de amores por tudo que tivesse a assinatura LV, mas acabava espantando os ricoschiquestradicionais que sempre foram seu público-alvo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Exibição Anuário CCSP


"Idéias sofrem. São maltratadas. Mutiladas. E raramente sobrevivem.

Desde o momento em que é gerada, uma idéia passa por vários atentados contra a sua vida, oficialmente conhecidos como processos de aprovação. O massacre começa na sala do diretor de criação. Nesse momento a idéia já corre o risco de ser enterrada no cesto de lixo mais próximo. Afinal, o sujeito que está julgando a idéia tem o poder de condená-la usando o mais banal dos argumentos. Um simples"acho que já vi isso antes" é o suficiente para aniquilar a coitada.

Muito cruel? Isso é só o começo da carnificina.

Uma idéia ainda pode sucumbir no fundo da pasta do atendimento, que achou por bem esquecer de apresentá-la. Pode ser cortada pelo cliente, que preferiu optar por uma ideiazinha mais comportada. Pode ser esquartejada numa sala de pesquisa, entre comentários brilhantes feitos por consumidores se empanturrando de refrigerante morno e pão de queijo frio. O fato é que poucas idéias escapam ilesas. E as que conseguem esse feito ainda se submetem ao mais sanguinário de todos os seus algozes. O júri de propaganda.

As idéias que estão reunidas neste anuário são muito mais que grandes peças publicitárias. São sobreviventes. Parabéns a elas.

E um minuto de silêncio em homenagem às milhões de vítimas que ficaram pelo caminho."
Bruno Prosperi
(Tema do anuário do Clube de Criação de SP deste ano)
O Laboratório UP! de Criatividade convida:
Exibição dos 99 filmes premiados pelo CCSP
Dia 17/10 (sexta)
14 horas
Sala 201 / Bloco 11

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fonte: IBOPE/NetRatings

Os gráficos mostraram 100% de aproveitamento para os alunos de Publicidade e Propaganda da Univali. Recebemos com muito prazer na manhã de sexta-feira (03/10) o professor Alexandre Magalhães, coordenador de análise do IBOPE/NetRatings que palestrou sobre o tema: “Consumidor na era digital”.

Foram exibidos dados super atuais que demonstram os costumes dos brasileiros em relação aos meios digitais, fazendo uma comparação com o comportamento das populações de outros países. A partir dos dados, concluímos que o uso da internet no Brasil se destaca em muitos aspectos perante os países de primeiro mundo, sendo uma grande potência e repleta de tendências. O Brasil é líder disparado no uso de comunidades virtuais, blogs, messenger, fotolog, entre outros.

Entre as tendências está o aumento do uso da internet pela classe C, decorrente da baixa dos preços de equipamentos tecnológicos. As mães desta classe projetam em seus filhos os seus anseios do passado, e fazem com que o computador se torne prioridade na educação e na vida destes jovens. Além disso, a população está transferindo as suas tarefas simples do cotidiano para o meio digital com grande freqüência, aumentando as horas que ficam on-line por dia.

A tecnologia tem alto impacto no perfil do consumidor, fazendo com que se tornem protagonistas de suas próprias vidas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Já dizia Erika Caramello...

Já conhece a revista Meio Digital? É mais uma publicação do grupo Meio & Mensagem (e juro que não ganho nenhum jabá para falar tanto dele!). O editor é o Pyr Marcondes, que faz e acontece no mundo publicitário, escrevendo livros como Uma história da propaganda brasileira e Marcas, uma história de amor mercadológica, entre tantas outras atividades. Bom, mas essa introdução é para falar de um assunto que veio no número 7 da revista (nas bancas e na internet): mobilidade e sua relação com as pessoas, numa entrevista com Federico Casalegno. Para começar, o sujeito é sociólogo e diretor do Mobile Experience Laboratory do MIT. Ou seja, mais um ponto para a campanha diversidade já do Pipoca. Na entrevista, Casalegno defende que "o mais alto grau de perfeição da tecnologia para o usuário será sua completa invisibilidade". E afirma que as questões relativas a tempo, espaço e informação precisam ser revistas... Assunto hipermoderno e ultratecnológico. Vale a pena!

PS: Para quem não teve o prazer de conhecer, a professora Érika Caramello é uma estudiosa e entusiasta da tecnologia. Hoje está em São Paulo, mas de vez em quando volta para ver os amigos da Univali.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Maximídia para alunos de PP

O Maximídia é um dos maiores (e mais caros...) eventos da comunicação mercadológica do Brasil, e quem é aluno de Publicidade e Propaganda da Univali vai poder participar sem sair de Itajaí. Viva a tecnologia, que permite a transmissão, em tempo real, das palestras direto de SP. Como diz a professora Giovana Pavei, coordenadora do curso:

"Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Univali terão acesso a todas as palestras do Maximídia 2008, maior evento de marketing e comunicação da América Latina. A Univali patrocinará a transmissão do evento ao vivo de São Paulo em sistema fechado em parceria com a RIC-Record para os alunos de Publicidade e Propaganda. A transmissão ocorrerá dentro da própria universidade, tendo como palco o auditório de Farmácia. O evento ocorrerá entre os dias 07 e 09 de outubro. Com intermediação da professora Lygia Nadzion, a parceria foi realizada pelo nosso reitor, pensando em proporcionar aos acadêmicos do curso a participação neste importante evento nacional."

Faça já sua inscrição online gratuita no site www.clickric.com.br/maximidia2008sc.

Oficinas da Semana de Comunicação

Para se inscrever nas oficinas da Semana de Comunicação, abertas aos alunos dos cursos de PP, RP e Jornal, acesse. Mas não demore. As vagas são limitadas e a procura é grande.

Conhecimento não ocupa espaço

E se aí embaixo o Pipoca avisou da palestra do Ibope, antes dela é a vez da Semana da Comunicação, organizada pelo Caicom (para quem ainda não sabe, o centro acadêmico...), entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Confira a programação:

Segunda-feira - 29 de setembro
9h – Corredores dos blocos 11 e 12
Abertura da Exposição “Como a vovó já dizia” – de peças publicitárias antigas

14h – Sala 201 – Bloco 11
Abertura da Mostra de Cinema
Filme: Pixote, a lei do mais fraco


16h30 – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Documentários
Filme: 25 Watts


20h30 – Corredor do bloco 12
Abertura do Mural de Blogs do curso de Comunicação Social da Univali

Terça-feira - 30 de setembro
9h30 – Em frente ao Dusk
Intervalo cultural

14h – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Cinema
Filme: Edificio Master


16h30 - Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Documentários
Filme: Screamers


19h – Auditório Adelaide Konder – Campus Univali Itajaí
Cerimônia de Abertura da Semana da Comunicação

19h30 – Auditório Adelaide Konder – Campus Univali Itajaí
Palestra sobre ética - Profº Francisco Karam

20h30 – Debate sobre ética na comunicação
Debatedores: Profº Francisco Karam, Profº Rogério Christofoletti

Quarta-feira - 01 de outubro
9h – Teatro Adelaide Konder
Palestra: Michele Caetano


14h – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Cinema
Filme: Baixio das Bestas

16h30 – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Documentários
Filme: Tartarugas Podem Voar


19h – Teatro Adelaide Konder
Palestra: A comunicação no poder público
Palestrante: Cida Rezende


20:30 – Teatro Adelaide Konder
Palestra: Blog: literatura, jornalismo e marketing pessoal - casos e acasos da primeira geração blogueira...
Palestrante: Luiz Biajoni


Quinta-feira - 02 de outubro
9h – Teatro Adelaide Konder
Palestra: Estética de massas na mídia
Palestrante: Milton Cunha


14h – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Cinema
Filme: Andarilho


16h30 – Sala 201 – Bloco 11
Mostra de Documentários
Filme: Zeitgeist


19h30 – Teatro Adelaide Konder
Palestra: A construção da cultura de massa
Palestrante: Milton Cunha

21h30 – Encerramento oficial

Palestra com trocadilho

Povo PP, fiquem ligados! No dia 3 de outubro, sexta-feira, Alexandre Magalhães, do Ibope São Paulo, vai estar na Univali dando uma palestra sobre o consumidor e a era digital. A organização é da coordenação e dos professores do curso, com a participação especial do professor Beto Carratore. Mais informações vão surgir nos e-mails e cartazes nos corredores, além de neste blog que vos fala.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Manifesto do marketing 2.0

Este post quem enviou foi a professora Giovana, que por sua vez o recebeu dos ComGurus. Em épocas de muita invasão de privacidade e chatice, vale a pena parar e pensar (muito!) sobre o assunto.



O Manifesto do marketing 2.0

Por Emílio Cerri (Postado no ComGurus)

As regras do jogo mudaram. As campanhas de marketing já não estão nas mãos das grandes empresas, nem das agências, nem dos meios de comunicação. Agora somos nós, shoppers e consumidores, que decidimos a publicidade que queremos receber e o que queremos comprar. As empresas deverão adaptar-se a este novo mercado ou escutarão os nossos protestos. Agora os meios são nossos também, não só seus.

As Teses do Manifesto

1. Você não me mentirá, não me enganará. Não à publicidade enganosa!
2. Sou eu que consumo seu produto e portanto quem mais entende dele. Peça a minha opinião!
3. Você sempre pedirá permissão antes de colher meus dados.
4. Você sempre pedirá permissão antes de enviar-me qualquer informação, especialmente ao meu celular. Adeus ao spam e à publicidade não desejada e intrusiva.
5. Gosto de diversão. Portanto, divirta-me!
6. O humor é o sexo do cérebro. Faça-me rir!
7. Surpreenda-me!
8. Não às letras minúsculas e aos rótulos que não conseguimos ler.
9. Não briguem entre vocês. Prefiro suas alianças do que as suas rinhas.
10. Não tente ser o que você não é.
11. Se você quer que eu compre algo, tenho que enteder o que é. Por que você não fala no meu idioma?
12. Sei decidir por mim mesmo, obrigado. Não preciso que você me diga o que está na moda e o que tenho que gostar.
13. O sexo vende, mas você não precisa colocá-lo em todas as suas campanhas.
14. Eu decido o que é viral e a quem quero enviar.
15. Não me interrompa quando estou me divertindo para tentar me vender alguma coisa.
16. Não interrompa o meu programa favorito para tentar me vender alguma coisa.
17. Quando visito um site, vou ali pelo seu conteúdo, não por seus banners.
18. Não esconda com banners e popups o que quero ler!
19. Faz tempo que descobri que o mais caro não é necessariamente o melhor.
20. Sempre confiarei mais no que for dito por alguém de verdade do que uma celebridade que nunca encontrei pessoalmente.
21. Quanto chamo você pelo telefone, quero que me resolva um problema, não falar com três operadoras diferentes.
22. Gosto que me chamem pelo meu nome.
23. Nunca se esqueça que ao entrar em sua loja um ser hunano não é apenas olhos e ouvidos.
24. Quanto entro em sua loja, espero que você me trate como se fosse um convidado à sua casa.


Este é um manifesto público que qualquer pessoa, agência, meio ou empresa pode utilizar para melhorar a forma como se relaciona com seus públicos. O Marketing 2.0 pretende ser uma adaptação da filosofía da web 2.0 ao mundo do marketing. Como tal, deve estar centrada no consumidor e deve existir sempre alguma interação entre a campanha e o público que a recebe.

Bis da Uyara

Hoje, um grande amigo comentou comigo sobre Luciano Martins, e achei legal a idéia de apresentá-lo via Pipoca a quem ainda não conhece seu trabalho, o que é pouco provável, pois suas obras estão espalhadas por vários lugares, dentro e fora do Brasil. Luciano Martins, além de artista plástico, é publicitário e mora em Florianópolis, onde possui seu ateliê e sua galeria. No site http://www.lucianomartins.com.br/ você encontra algumas obras, notícias e jogos, além de um video mostando sua galeria. Espero que gostem.
Uyara - 8º PP

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fibrafort entrega prêmio do concurso de slogan

Vocês se lembram do concurso de slogan da Fibrafort? A vencedora foi a aluna do segundo período noturno Lucia Dagmar Rupp Bail. O slogan escolhido foi "Sonhar com estilo. Viver com emoção.", e o prêmio foi entregue na semana passada na Univali. O concurso reuniu alunos de cursos de Publicidade e Propaganda de toda a região.

Parabéns, Lúcia!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Notícias de egressos: direto da coordenação

Recebi hoje uma notícia que mostra como estamos no caminho certo. Nossa egressa, Emanuella Zen, foi contratada e está trabalhando no IBOPE de São Paulo há três meses. É analista de mercado do Ibope Mídia. Interessante que além de ser aluna da nossa graduação, ela também foi aluna de nossa pós de Propaganda e Marketing. Essa é nossa segunda aluna que atua na área de pesquisa em Sampa.
Mais uma boa notícia de setembro.
Abraços,
Giovana

Pipoca e cinema - dica

O Rafael Fontes, do 9º período, é figurinha fácil e muitíssimo bem-vinda aqui no Pipoca. Sua sugestão de filme é sensacional.

"Minha contribuição de hoje é o filme Krammer vs. Krammer com Dustin Hoffman e Meryl Streep, de 1979. Apesar de o tema central girar em torno de um divórcio e da guarda do filho, a personagem principal é um publicitário, que deixa a vida de lado para se dedicar às campanhas, layouts, etc. É legal pra gente ver como funcionava um pouco a publicidade naquela época. Como, por exemplo, era complicado fazer um rough.
PS: Não quero oferecer carne à vaca. O filme não traz dicas do mundo publicitário, mas dá uma pequena pincelada sobre como eram feitas as coisas anteriormente. Vale a curiosidade."

Nada de alimentar a vaca louca! O filme é, de fato, bonito, poético e triste. Vale a pena.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Galo novo

Tem gente nova na IN. O selecionado para a vaga de estagiário de Publicidade e Propaganda foi o José Roberto, do 7º período. Seja bem-vindo, Zé!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

www.contribuição.com

Viva! Chegam as contribuições para as leituraseafins que alimentam e fazem crescer bons publicitários pelo mundo afora. Desta vez foi a Mariel, do 7º período e da IN, além de comentadora ativa do Pipoca:

"Queria também fazer minha contribuição com o Pipoca. Na verdade indicarei um site sobre arte: www.murilocastro.com.br Nele você pode ver várias obras de grandes nomes, além de exposições e feiras. E deixo aqui uma discussão: Publicidade é arte? Ou por seguir uma série de exigências de clientes, briefings e uma equipe inteira, não temos a liberdade de fazer 'arte' em si. Pessoalmente eu concordo com a Manuela Sanches que diz que 'a publicidade é a funcionária de agência, enquanto a arte é autônoma, que de vez em quando dá umas dicas para a publicidade'."
O site é de uma galeria de arte, que tem entre seus representados o autor da obra aí em cima, Victor Arruda, entre muitos outros. Esse quadro, de 1998, é da série Abismos. Para ver mais, clique.

domingo, 7 de setembro de 2008

Contribuição. Mais uma.


"Kurt Vonnegut, não posso esquecer! Mas, queria dar a minha contribuição também. É o musical Across The Universe, que tem a trilha e história toda baseada nas músicas dos Beatles. Não sei bem ainda se gosto muito ou apenas gosto dele, mas a verdade é que o vi ha algum tempo e "let it be" ainda não me saiu da cabeça. Quem é fã da banda vai perceber várias sacadas e alusões que o filme faz ao repertótio dos Beatles. Bom, de qualquer maneira, um musical com a trilha inteirinha dos Beatles vale apena conferir, seja para amar ou odiar. "

Ficha técnica: Across the universe (EUA,2007) -131 min - musical
Direção:Julie Taymor • Roteiro:Dick Clement e Ian La Frenais
Elenco:Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio

Quem sugere é a Uyara, do 8º período. E você? Manifeste-se. Leia. Veja. Ouça. Todos os consumidores que formarão seu público-alvo, agora e no futuro, agradecem...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Contribuição estrangeira muito bem-vinda

A saga continua. Quem se manifesta a favor da leitura é a jornalista, professora, blogueira e hipermoderna Alessandra Carvalho:

"Eu vou sugerir um, que não é o melhor deste autor, mas que serve para os alunos de PP, pq a protagonista é uma publicitária/cool hunter, e há internet e enigmas envolvidos na trama. O livro é 'Reconhecimento de Padrões' - do William Gibson. O outro livro famoso dele que deu origem a um filme é 'Neuromancer', usado como base para Matrix.
E acho que qualquer criatura deveria ler Machado de Assis, né? Tem um jornalista brasileiro (esqueci o nome) que acredita que é balsâmico ler Machado, que a pessoa lê, dorme e acorda gostando mais das palavras... rs.
Bom, pra quem curte algo mais sarcástico, é bom dar uma olhadinha também em Kurt Vonnegut. Ele é ótimo com as palavras, com as referências e humor.
Ah, pode ler muitas HQs boas que também servem para alimentar o cérebro."

Agora, para ler a Alessandra, acesse o karapana.wordpress.com.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

WO

WO, como o povo PP deve saber, é o Washington Olivetto. Dispensa apresentações. Pois agora o rapaz está lançando mais um livro: O primeiro a gente nunca esquece, editora Planeta (previsto para a próxima segunda-feira, 08/09). Como ele mesmo explica em seu blog, "a idéia do livro surgiu em julho de 2007, quando eu estava lendo uma revista inglesa e vi uma matéria que contava que a invenção do sutiã estava completando 100 anos. Na hora, recordei que a criação do comercial 'Valisère — Primeiro Sutiã' (em 1987) estava fazendo 20 anos e lembrei também que, em 2001, o escritor Fernando Morais, que na época escrevia o livro 'Na Toca dos Leões', baseado na história da W/Brasil, tinha me dito estar impressionado com o número de citações ao comercial e à frase 'o primeiro a gente nunca esquece' que ele havia encontrado em suas pesquisas. Entrei no Google só por curiosidade e digitei a frase 'o primeiro a gente nunca esquece'. Encontrei milhares de resultados. Fiquei com aquilo na cabeça e, dias depois, tive a idéia do livro. Contei pro pessoal da Planeta, que aderiu ao projeto na mesma hora."
Apesar de ser um livro de publicitário sobre publicidade, quase um auto-elogio em muitas páginas, a curiosidade vai levar muitos de nós à leitura. Vale a pena, nem que seja para lembrar (conhecer?) uma das campanhas mais memoráveis e poéticas de todos os tempos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sugestão 1

O Pipoca pediu e tem gente sendo generosa e indicando leituraseafins para você. A sugestão é do Rafael Fontes, do 9º período:
"Senti vontade de indicar um livro: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Quem sabe um pouco de filosofia e fantasia não abre um pouco a mente?"
A gente aceita (mais) contribuições. Indique.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Em causa própria

O Pipoca continua a cruzada a favor da diversificação de referências... Ou seja, torcendo para que você vejaleiaouça cada vez mais para alimentar a nossa boa e velha publicidade de vitaminas e sais minerais que só fazem bem. Aí, relendo a última Revista de Criação, eis que encontro uma bela matéria com o título "Onde nasce o diferente?", em que uma lista de notáveis e geniais da propaganda nacional dão um mapa muito pessoal de onde achar idéias que fogem ao lugar-comum. Olha só o que diz Ruy Lindenberg (se você não está ligando o nome à pessoa, é um dos maiores redatores do país, vice-presidente de criação da Leo Burnett e autor de campanhas memoráveis como Cachorrinho, para a Cofap, Fernandinho, para a UStop, e Tem gente achando que você é analfabeto..., para os publicitários mesmo):

"Continuo achando que o melhor professor de propaganda ainda é a vida. Ao contrário do que se pensa, as pessoas são mais movidas por emoções do que pela lógica. Se a gente observar como elas se comportam, como se comunicam, como vivem, isso pode ser uma excelente escola. Descobrir o que existe por trás dos melhores comunicadores, das músicas, dos filmes e das novelas que fazem sucesso. Conversar com gente que não entende nada de propaganda pode nos ajudar a entender melhor a nossa profissão."

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Crumbs

E mais uma na lista de coisasquealimentam... Hoje é a vez do blog editado pela Camila Beaumord & cia. ilimitada. Ela mesma conta:
A Crumbs Magazine (http://crumbsmagazine.blogspot.com) é um blog em formato de revista virtual, ou seja, funciona em esquema editorial e as postagens são todas feitas de uma vez, mensalmente. Sua proposta é unir todas as formas de comunicação, como música, arte, cinema, literatura, moda, games, etc, através de pequenos textos com diferentes pontos de vista. "Crumbs", no caso, corresponde às "migalhas de opinião" de cada escritor.
A edição de agosto contém matérias sobre Miró, Bukowski, Um Crime Americano, Clarah Averbuck, Festival de Dança de Joinville, Robert Crumb, um especial sobre os shows do Muse no Brasil, The Go! e outras coisas. A capa é inspirada no Miró.Se você gosta de escrever ou tem interesse sobre algum dos temas, entre em contato através do e-mail: crumbsmagazine@gmail.com. Estamos recrutando colaboradores para a edição de setembro!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Livros maravilhosos e seus filmes (às vezes) espetaculares - parte 1


Para começar a lista daquilo que não é comida, mas alimenta e faz crescer um bom publicitário, o Pipoca recomenda a leitura de vários livrosqueviraramfilmes. Mesmo que você não tenha visto o filme, ou tenha visto e não tenha gostado, ou tenha visto e adorado, vale a pena conhecer a obra literária que deu origem à história. Mas tente não se prender a comparações do tipo "o filme é melhor que o livro"... Cinema e literatura são duas linguagens diferentes, que resultam em produtos muito diversos entre si. Do tipo "alhos com bugalhos", para lembrar os portugueses.

O Nome da Rosa. O livro de Umberto Eco (1980) virou filme com Sean Connery seis anos depois. A co-produção alemã, francesa e italiana aproveita o lado investigativo da história, que se passa em um mosteiro onde ocorre uma série de assassinatos insólitos. No texto escrito, a ênfase é maior na história medieval e no fato de o acesso aos livros ser restrito a poucos eleitos. O saber era então considerado perigoso, e como pano de fundo estão as fogueiras da Inquisição. Eco também faz uma defesa do riso e da comédia, vistos com maus olhos pela Igreja da época. O título vem da expressão utilizada para denotar o enorme poder das palavras. Tudo a ver com publicidade, hein?

Na imagem, a capa do livro publicado em Portugal pela Difel.

sábado, 23 de agosto de 2008

A gente não quer só comida

Vamos começar, aqui no Pipoca, uma lista de recomendações de livros, CDs, filmes e etc que a gente acha interessantes. Por quê? Porque a gente acredita piamente numa declaração do Washington Olivetto, já citada antes, que defende a publicidade bem alimentada, ou seja, cujas referências não se resumem aos anuários, livros, revistas e sites desobrepara propaganda... WO lembra que "quando fizeram isso com gado na Europa, deu no que deu: a doença da vaca louca".
Começa na próxima segunda. E você pode e deve dar suas sugestões. Escreva um texto justificando sua escolha de algum livro, disco, filme, exposição ou etc. Seja generoso com o pessoal. A gente publica e incentiva.
Na foto, um exemplar da Cow Parade ao lado de um exemplar da excelente literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade. A escultura, já sem a vaca, mora em Copacabana, Rio.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Último dia para inscrição na IN

Hoje é o último dia para quem quer se inscrever à vaga de estagiário remunerado da Agência Integrada de Comunicação, que se você ainda não sabe funciona na sala 108 do bloco 12. O que é necessário (documentos e disciplinas já cursadas) está no post aí embaixo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Seleção de estagiário para a IN

Saiu o edital para a contratação de um estagiário remunerado (20 horas) para a Agência Integrada de Comunicação. A vaga é para alunos de Publicidade e Propaganda. O edital está aqu embaixo.
E fique ligado porque houve uma mudança na data de inscrição: dias 15, 18 e 19/08 (e não 14, 15 e 18/08), em função do Congresso da Acaert.


SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

A Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda juntamente com os professores responsáveis pela IN – Agência Integrada de Comunicação, no uso das suas atribuições, faz saber que realizará PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO.

1. DAS VAGAS OFERECIDAS
O Processo Seletivo tem como objetivo o preenchimento de 01 (uma) vaga, já existente, para estagiário bolsista da IN – Agência Integrada de Comunicação.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
2.1 O processo será realizado sob a responsabilidade da IN – Agência Integrada de Comunicação, obedecendo às normas deste processo seletivo.

2.2 As atividades inerentes à vaga oferecida serão desenvolvidas dentro das dependências da UNIVALI, no CECIESA – Comunicação, Turismo e Lazer, Bloco 12, sala 108 – Campus I/Itajaí.

2.3 A jornada de trabalho para as vagas oferecidas será de 20 horas, a serem cumpridas de segunda-feira a sexta-feira, de 13h30 às 17h30.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão realizadas na sede da IN – Agência Integrada de Comunicação, bloco 12, sala 108, no horário das 13h30 às 17h30, nos dias 14, 15 e 18 de agosto de 2008, com Mariel.

3.2 A ficha de inscrição deverá ser preenchida sem emendas ou rasuras, no local da inscrição, pelo próprio candidato.

3.4 São condições gerais de inscrição:
a) ser aluno regularmente matriculado no curso de Publicidade e Propaganda;
b) não ter sido reprovado em nenhuma das disciplinas já cursadas (o que será comprovado através do histórico escolar do acadêmico);
c) conhecer e estar de acordo com as exigências deste processo seletivo.

3.5 Condições específicas para vaga:
a) ter cursado a disciplina de Processos Criativos e/ou Redação Publicitária (Criação) e/ou Editoração Eletrônica;
b) ter cursado a disciplina de Marketing e/ou Administração em Publicidade e Propaganda e/ou Gestão Empreendedora de Marketing e Comunicação e/ou Planejamento de Campanhas Publicitárias;
c) ter conhecimento de Corel Draw, Photoshop e softwares de editoração eletrônica;
d) ter facilidade para a produção de textos;
d) ter habilidade para o trabalho em equipe, responsabilidade e pró-atividade.

3.6 Para efetivar sua inscrição o aluno deverá entregar os seguintes documentos:
a) ficha de inscrição devidamente preenchida;
b) xerox da carteira de identidade;
c) histórico escolar;
d) comprovante de matrícula.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a) Média das notas das provas (soma das notas da prova escrita e da prova prática dividida por dois) – valor máximo 10;
b) Entrevista – valor máximo 10;
c) Atuação como voluntário da IN (ou da Exap2) – 2 pontos por cada mês de atuação participante e ativa;
d) Período que está cursando – número de pontos equivalente ao período em que está matriculado (maior número de disciplinas).


5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
5.1 Serão desenvolvidas duas provas: uma prática e uma escrita, cujas datas serão marcadas após o final das inscrições e divulgadas por e-mail para todos os inscritos.

5.2 A prova escrita (peso 10) terá como objetivo a demonstração do seu conhecimento sobre as atividades de uma agência de propaganda; e a prova prática (peso 10) terá como objetivo conferir os conhecimentos do aluno em relação ao desenvolvimento de peças publicitárias.

5.3 As provas, escrita e prática, serão realizadas nas dependências do CECIESA – Comunicação, Turismo e Lazer, Campus I/Itajaí, no bloco 12.

5.4 Não haverá, em qualquer hipótese, a realização de provas fora do horário e local marcado.

5.5 Após a prova será marcada uma entrevista (peso 10) com o candidato, a realizar-se na IN – Agência Integrada de Comunicação, com a professora de Publicidade e Propaganda responsável pela agência.

6. DA CLASSIFICAÇÃO
6.1 A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente da soma da pontuação de cada critério de avaliação.

6.2 Ocorrendo empate no total de pontos, serão utilizados sucessivamente os critérios de desempate abaixo discriminados:
a) estar cursando períodos mais avançados;
b) ter melhores médias nas disciplinas cursadas;
c) obter melhor desempenho na entrevista.

Itajaí, 12 de agosto de 2008.

Prof. Msc. Janaina Frechiani Lara Leite
Professora responsável pela IN – Agência Integrada de Comunicação

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Curtinha II


Direto do G1: A grife de roupa íntima Wondebra chamou a atenção nesta manhã de segunda, 11, em Londres. De acordo com informações do jornal "The Sun", ela colocou nas ruas da capital britânica modelos apenas de calcinha e sutiã. Lindas, as mulheres que causaram sensação na cidade também estão em cartazes espalhados pela Inglaterra. A marca tem como garota-propaganda a modelo tcheca Eva Herzigova.
Como diriam alguns, isso é que é marketing de guerrilha... Para aqueles que não estão ligando o nome à pessoa, a Wonderbra foi a marca que, na sua chegada ao mercado brasileiro, assinou uma campanha com o título "O primeiro sutiã a gente... Ops. Esqueci.", comprando briga com a Valisére e o Washington Olivetto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Curtinha I

Deu no site do CCSP e em todos os outros: o Yahoo! permitirá, a partir do final do mês, que seus visitantes se recusem a ser expostos aos anúncios relacionados aos seus hábitos de navegação na internet. O portal afirma que é a primeira empresa de internet a adotar a medida.
Ou seja, cresce a tendência da publicidade sob demanda. Para muitos, é respeito à privacidade do consumidor. Para outros, é mais um indicativo de crise na forma tradicional de se fazer propaganda, que sempre se baseou na interrupção da atenção. Se o consumidor pode escolher não ver (na internet, na TV e nos etc...), mais do que nunca ele precisa desejar ver. E para isso temos que ter cada vez mais entretenimento e conteúdo dentro da publicidade.

domingo, 10 de agosto de 2008

Congresso da ACAERT em Florianópolis




Entre 13 e 15 de agosto, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT vai reunir associados, estudantes e gente interessada em comunicação no seu 13º congresso. Entre os palestrantes, o vice-presidente da agência Fischer, Cláudio Venâncio; Gilberto Barros, o Leão da TV Bandeirantes; Carlos Nascimento, do SBT; Luiz Carlos Prates, da RBS; e mais um monte de gente com um monte de assuntos interessantes para apresentar e discutir. Da Univali, um grupo de alunos do sexto período está organizando um ônibus. Procure se informar.


Ah, para mais informações e preços, acesse o site.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

E o interesse eleitoral perde de lavada...

E a campanha eleitoral, hein? Anda meio escondidinha, não? Ainda não é possível ver muitos cartazes e bandeiras, e também não recebi santinho de candidato a vereador. Como sempre, deve esquentar a partir do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, no dia 19 de agosto. Por enquanto, nenhuma novidade no material publicitário do povoquequerser... Algumas esquisitices, muitas letras sem serifa, muitos sorrisos, e deu. A ausência de brindes, outdoors e showmícios contribui para tornar televisão e rádio, este em menor proporção, os queridinhos das assessorias de comunicação dos candidatos. A previsão é que os investimentos dupliquem em relação às eleições municipais de 2004.
Em Santa Catarina, alguns municípios ampliaram as restrições para a propaganda eleitoral em 2008, exigindo criatividade dobrada dos publicitários e demais responsáveis pela campanha. Em Lages, nada de pinturas nos muros; em Ituporanga, os carros de som não vão rodar nem nos horários permitidos pela legislação federal (muitos eleitores agradecem, já que esse é um dos itens mais criticados durante a campanha). E na internet, só as páginas oficiais (nome e númerodocandidato. can.br) foram liberadas.
Mas, pelo menos até o fim das Olímpiadas, a gente vai ouvir e ver menos sobre vereadores e prefeitos na mídia. A política perde por WO do esporte no interesse da população.
Na foto: copo da campanha de Jânio Quadros a presidente. Hoje não poderia ser distribuído devido à proibição de brindes...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Puritanismo?

Os comerciais da Calvin Klein provocam polêmica há muito tempo. Brooke Shields (para quem não é "experiente" o suficiente, trata-se da protagonista de Lagoa Azul) já declarou não haver nada entre ela e sua calça jeans. O lançamento do perfume Obsession causou um rebuliço no mundo todo pelo conteúdo homossexual da sua campanha publicitária. Desta vez, quem está no olho do furacão é Eva Mendes e o seu mamilo (!). Acredite se quiser, nos Estados Unidos o comercial do novo perfume da marca, Secret Obsession, foi retirado do ar porque, entre as cenas da atriz espreguiçando-se em lençóis brancos, aparece de relance um mamilo. Por pouco tempo. Sem closes. Excesso de puritanismo dos yankees? Pode ser. O certo é que a mídia espontânea para a Calvin Klein e o novo produto fazem os mais céticos acreditarem que foi tudo friamente calculado pelo povo de mkt e propaganda...

Para assistir o comercial com Brooke Shields, acesse o blog do Alex Periscinoto. Aliás, acesse sempre para ler o que escreve esse senhor que é um dos mais importantes publicitários brasileiros.

Para ver o mamilo (ops!), digo, o comercial do Secret Obsession, acesse o Blue Bus.

Na foto, o cantor Seal em campanha recente da linha CK underwear.

domingo, 3 de agosto de 2008

O retorno

E porque amanhã é dia de recomeçar, e o semestre nos aguarda com um único feriado (uma quarta-feira, dia do professor), Pipoca dá boas-vindas e deseja a todos animação suficiente para dar conta de tudoemaisumpouco. Calouros e veteranos, vai ser um período animado: 10 anos do curso, projetos integrados, palestras, viagens, etc, etc, etc, etc. Aproveitem. A gente se vê por aí, nos corredores E salas de aula E laboratórios do bloco 12 e adjacências.

terça-feira, 29 de julho de 2008

A lição do Clifford

O Pipoca leu e acha que vale a pena divulgar. Foi através do Blue Bus, site sobre o mercado publicitário, que a gente descobriu o blog Crianças & Mídia, da Elisa Araujo, no ar desde abril/2008. O post em questão tem tudo a ver com propaganda. Ela lembra de um episódio do Clifford, aquele cachorro vermelho e gigante (para os que não têm crianças na família e ainda não conhecem...), em que Clifford, Cleo e Bisteca (outros cachorros, todos falantes, mas estes em tamanho normal) são seduzidos por um comercial de ração cujo protagonista é um cachorro (claro!) super-herói. Ao comer a tal ração, eles se frustram. Nada de super-poderes...

A gente pode usar o caso para pensar um pouquinho na responsabilidade social da propaganda. Essa discussão é mais pertinente ainda porque existem projetos de lei que tentam restringir o conteúdo publicitário destinado a crianças, especialmente na TV.

E você, que é integrante do povo PP, o que acha disso? Concorda, discorda ou muito pelo contrário? Já parou para pensar no assunto, que tem tudo a ver com a sua profissão e a nossa vida? Diz aí. O Pipoca quer ouvir.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Você quis dizer Cuil?


Um novo site de busca promete emplacar o sucesso do popular Google. O Cuil, que vem da expressão cool (legal), entrou no ar hoje e já tem um conteúdo extenso de 120 bilhões depáginas. De acordo com Anna Paterson, a criadora do site, o número de páginas indexadas já ultrapassa em três vezes o do Google. Anna já foi funcionária da empresa por algum tempo. Hoje ela afirma ter criado um produto muito mais eficaz, e desta vez assumiu a posição de concorrente. O Cuil tem um formato diferenciado, com sua apresentação com fundo preto, e os resultados das buscas são diagramados em boxes com resumos dos sites. Vale a pena conferir!

Mariel M. Ramos

Viva (e desenhe) o lado Coca-Cola da vida...



Uma garrafa de Coca-cola feita sob medida para você, por você. Se ainda não é verdade nas lanchoneteserestaurantesebotecoseondemaissevendecoca-colaporaí, você pode experimentar no site Design the world a Coke, até setembro. Para usar um termo moderninho, você CUSTOMIZA a sua garrafa como quiser. Tem gente de todas as partes do globo usando a imaginação para deixar a garrafa mais famosa do mundo mais... Charmosa? Divertida? Ainda que você ache um pecado mexer em um clássico, vale a pena dar uma olhadinha. As duas aí de cima foram criadas por brasileiros.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Conexão Rio-Univali


Mais uma da sessão prata da casa, desta vez com Leonardo Felippi, aluno do oitavo período de PP e videomaker de primeira. Ele está no Rio de Janeiro, trabalhando com MV Bill e o pessoal da Cufa - Central Única das Favelas e do Coletivo Independente. Veio um e-mail contando :

"enfim, to aqui no Rio junto e misturado realizando alguns trabalhos com o coletivo independente daqui e a galera daqui tah impressionada com as nossas produções dai do sul... destaco que temos grande bom gosto e domínio sobre várias técnicas que surpreendem o pessoal aqui, e é mais uma questão de distribuição, tempo e contatos para sairmos da toca e do anonimato. tou tentando indicar a galera que está na area dai do sul de qualquer forma para juntar mais ainda nos proximos trabalhos..e o coletivo está sendo uma das formas de fazer essa força aqui e ai tbm..."

Na foto, MV Bill e, com muitas idéias na cabeça e uma câmera na mão, Leonardo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Rock e batatas

E porque ontem (13/07) foi Dia Mundial do Rock, o Pipoca fala da campanha do McDonald's publicada na revista Rolling Stone de julho para as maisqueamadas Mcfritas (são 21.300 toneladas de batatas por ano!!!!!). Vale a pena dar uma olhada no que transformaram as mãos... E mais não digo, para não estragar a surpresa. Ah, e aproveite para ler toda a revista, que é sensacional (até para quem não gosta de rock).

quinta-feira, 10 de julho de 2008


Esta dica veio da Gloss, a revista que fica depois da Capricho e antes da Nova (ou seja, é para pós-adolescentes e pré-"mulheres bem resolvidas de cerca de 30 anos", sabe como é?). O site theoneswelove.org é uma galeria virtual onde fotógrafos de todo o mundo podem mostrar o seu trabalho, desde que as fotos sejam de quem se ama (taí o porquê do nome), sob luz natural e em ambientes externos. Junto, um texto escrito a mão explicando a razão de aquela ser uma pessoa amada e escolhida. Há fotos maravilhosas. Sempre poéticas, como devem ser as declarações de amor... Só achei uma brasileira por lá: Clara Canepa, de São Paulo. Quem sabe você é o próximo?
PS: A foto aí em cima é de Hèla Polka, de São Petersburgo, Rússia.

Ai ai ai...

Essa é para quem acha que liberdade é sinônimo de "tudo pode", inclusive grosserias e mal-criações em geral. Esse blog, até hoje, publicou sem restrições e sem que precisasse haver moderação todos os comentários feitos pelos visitantes. Críticas, elogios, sugestões, dicas, "puxões de orelha", etc, etc, etc. Mas eis que surgiram em alguns posts ofensas pessoais, feitas por alguns que se resguardam sob fachada de "anônimo". Ou seja, xingar, OK, desde que não tenha que assumir, né? Feio, muito feio... Por isso, povo PP, os comentários a partir de agora têm que ser previamente autorizados pelo moderador para serem vistos. O Pipoca adora comentários! Adora conversas! Adora liberdade de opinião! Desde que não haja desrespeito.
E é isso.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Quem desenha quer comprar.

Esta é para o povo PP que tem o dom da ilustração, seja a lápis, a mouse, a pincel ou que mais se imaginar. O site camiseteria.com lançou um concurso de estampas para as suas camisetas. As mais votadas passam a ser vendidas pelo site e ganham R$ 1.000 em prêmios (R$ 600 na mão e R$ 400 em produtos do próprio site). E o legal são os comentários... Prepara-se para críticas ácidas e elogios moderados. Regulamento e estampas concorrentes? Clique aí.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Estágios

Depois do Pepp campanha (aí embaixo, mais explicações), na segunda-feira começam as bancas de estágio. Os alunos do oitavo período, depois de estagiar em empresas da região, apresentam seus relatórios, propondo ações de comunicação. Além dos professores, participam das bancas (e julgam os trabalham) os profissionais que orientaram os estágios. Mais uma vez: é aberto para quem quiser assistir! O local é o mesmo: sala 201, bloco 11. E a programação está logo aí:

SEGUNDA-FEIRA, 07/07
8h - DR. Pictures Estúdio Fotográfico - Mariana Cidade Vieira
9h - Comunik Propaganda - Claor Antonio Braganholo Junior
10h - Anexar Design - Diego Luis Cesconetto
11h - Rádio Transamérica - Renata Maria Guardini Pimentel
13h - Sabino Comunicação - Silvio Gustavo E. P. Ribeiro
14h - Focus Viagens e Turismo - Carina Melo
15h - Milkie - Leonardo Augusto Felippi
16h - Callier Comunicação Integrada - Leonardo Canello Brandt

TERÇA-FEIRA, 08/07
8h - Kist Arquitetura e Construtora - Leonardo Luis Behling
9h - Secretaria Municipal de Turismo de Itapema - Jamila Prachum Refinski
10h - Peretta Marketing Empresarial - Mariana Maciel Frigeri
11h - Effetiva Comunicação e Marketing - Caroline Festa Paludo
13h - Probanner - Sydnei Cardoso do Prado Junior
14h - Sofia Diara - Christian Michael da Silva
15h - TV Mocinha - Niedja Raison
16h - Revista Juice - Guilherme Bonato da Rosa

QUARTA-FEIRA, 09/07
8h - Free Comunicação - Rafael Ferreira Fontes
9h - Prefeitura Municipal de Navegantes - Victor Hugo Rodrigues
10h - Rádio Cidade Mar Azul FM - Simone Fernanda Fernandes
11h - Avance Assessoria de Comunicação - Pedro Ricardo Madureira Vaz

terça-feira, 1 de julho de 2008

A hora e a vez do Pepp Campanha

Dando continuidade aos projetos experimentais de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, esta semana é a vez das bancas de Campanha Publicitária. Como sempre, as defesas são públicas (sala 201, bloco 11) e vale a pena assistir. O calendário:

Terça-feira - 01/07 - 8h
Grupo: Alessandra Mara Fuck, Flavio Preti Júnior, Gilberto Amadio Marchetti Moser, Inara Salomão Mota, Jaison Cesar da Luz, Larissa Formigoni, Tiago Borges Tengaten.
Cliente: Blucredi
Orientadora: Prof. Esp. Cristiane Badin

Terça-feira - 01/07 - 10h
Grupo: Anne Stazak, Cinthia Spindola, Cristiano Floriano, Mansueto Trés Júnior, Núbia Abe.
Cliente: Zehn Bier
Orientadora: Prof. Msc. Denise Sapelli

Quarta-feira - 02/07 - 10h
Grupo: Bruna Burk, Heloísa Muller, Jéssica Bueno, Leilane Jacques, Marcos Pedroso.
Cliente: Expresso Choperia
Orientadora: Prof. Msc. Janaina Leite

Quarta-feira - 02/07 - 13h
Grupo: Gilberto Bittencourt, Guilherme Vanzin Pavani, Mederijohn Corumbá, Susan Silva, Susana Ramos.
Cliente: Móveis Behling
Orientador: Prof. Dr. Luís Roberto Carratore

Quinta-feira - 04/07 - 10h
Grupo: Ariane Hess Stahelin, Bruno Bellacosa, Cristiane Favarelli Curvello, Giordana Dall´Alba de Medeiros, Pedro Fontes Estillac Gómez, Samantha Cristina Longo Coria.
Cliente: Union Brazil
Orinetadora: Prof. Msc. Janaina Leite

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Hoje é dia de endereços.

Povo PP, acessem também a comunidade dos 10 anos do curso no Orkut. É só clicar aqui. Tem espaço para saudosismo, propostas de comemoração (10 anos merecem!) e um monte de publicitários e quase-publicitários que passaram ou ainda estão por aqui, nos corredores do bloco 12 e adjacências.

Para saber viver... É só acessar.

Para conhecer os projetos de extensão que os alunos e professores dos cursos de Comunicação (PP, RP e Jornalismo) estão desenvolvendo, acesse o blog do Para Saber Viver. Assim como a IN, o Laboratório de Criatividade, o Laboratório de Eventos, o Cobaia e muitos outros, os projetos de extensão são mais um espaço para os alunos. Participe. Informe-se. Comunique-se.

terça-feira, 24 de junho de 2008

ANPED: trabalho da IN


A ANPED Sul - 7º Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul começou no dia 22, na Univali. Pesquisadores de vários estados do país estão apresentando trabalhos relacionados com a temática educação e inserção social. Toda a campanha publicitária e promocional do evento foi desenvolvida pela IN. Se você ainda não esbarrou com nenhuma das peças por aí, dê uma olhada no cartaz aqui mesmo.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ainda as bancas...

E já que o Pipoca está chamando para as defesas de banca de monografia, segue o calendário:

dia 23/06 - sala 201, bloco 11
10h
PROGRAMA GALO FRITO: estratégias de marketing de baixo custo.
Mederijohn Lemos Ferreira Corumbá
Orient. Prof. Msc. Sandro Lauri da Silva Galarça


11h
MARKETING DE RELACIONAMENTO: uma perspectiva teórica das diferentes visões sobre como conquistar e manter clientes.
Leilane Jacques
Orient. Prof. Dr. Luís Roberto Rossi Del Carratore


12h
"Casa de ferreiro, espeto de pau?". Uma análise da comunicação integrada utilizada pelas agências na divulgação de sua própria marca.
Tiago Borges Tengaten
Orient. Prof. Msc. Denise Maria Sapelli


13h
ELAS QUEREM ESTAR BELAS. Um estudo do comportamento das consumidoras emergentes de baixa renda de Itajaí-SC.
Samantha Cristina Longo Coria
Orient. Prof. Msc. Marilde Sievert


14h
O Marketing Esportivo como alternativa de crescimento para clubes de futebol do estado de Santa Catarina – O caso Marcílio Dias.
Mansueto Três Júnior
Orient. Prof. Dr. Luís Roberto Rossi Del Carratore


15h
Mídias Alternativas: a utilização pelas agências de Florianópolis.
Guilherme Vanzin Pavani
Orient. Prof. Msc. Denise Maria Sapelli


16h
PUBLICIDADE E O LADO DIREITO DO CÉREBRO. As contribuições do hemisfério direito para o processo criativo na publicidade.
Núbia Abe
Orient. Prof. Msc. Simone Laísse Pereira


dia 24/06 - sala 201, bloco 11
8h
PETA e a Mídia Digital: a Internet como ferramenta na proteção aos direitos dos animais.
Giordana Dall’ Alba de Medeiros
Orient. Prof. Msc. Sandro Lauri da Silva Galarça


9h
O Novo Mundo Online dos Idosos: a Publicidade na Internet Direcionada à Nova Geração de Idosos.
Heloísa Muller
Orient. Prof. Msc. Marilde Sievert


10h
O poder persuasivo dos discursos de Hitler 1923 – 1938.
Bruno Bellacosa
Orient. Prof. Dra. Alcina Maria de Lara Cardoso


11h
O uso da Nostalgia como Estratégia Criativa: estudo de caso Cooper Hering.
Cinthia Spindola
Orient. Prof. Msc. Marilde Sievert


12h
O Merchandising de Moda nas Telenovelas da Globo.
Susana Carvalho Ramos
Orient. Prof. Msc. Janaína Frenchiani Lara Leite


14h
“MIDGETS”: Publicidade, indústria cultural e imaginário: análise das estratégias comunicativas adotadas pela campanha produzida para a Morel Speakears.
Alessandra Mara Fuck
Orient. Prof. Msc. Lílian Carla Muneiro


dia 25/06 - sala 201, bloco 11
8h
Beber ou não beber? Como a propaganda influencia o público feminino na compra de cerveja.
Ariane Hess Stahelin
Orient. Prof. Msc. Denise Maria Sapelli


9h
Utilização de blogs e podcasts na divulgação online de empresas e no relacionamento com seus clientes.
Anne Catherine Schwitzki Stazak
Orient. Prof. Msc. Denise Maria Sapelli


10h
Redação Publicitária Brasileira: As variações idiomáticas regionais no texto publicitário.
Bruna Cassiane Costa Burk
Orient. Prof. Msc. Janaína Frechiani Lara Leite


11h
Banco Real: uma comunicação baseada na sustentabilidade.
Jéssica de Oliveira Bueno
Orient. Prof. Msc. Janaína Frechiani Lara Leite


13h
Os problemas existentes no gerenciamento da qualidade da etapa de pré-impressão como garantia de impressão gráfica com qualidade.
Flávio Preti Júnior
Orient. Prof. Msc. Sueli de Souza Moço


14h
TV Digital: perspectivas do profissional de mídia de Florianópolis para uma nova TV.
Cristiano Floriano
Orient. Prof. Msc. Denise Maria Sapelli


15h
Campanha Publicitária SMART-RECYCLE MARLON MÁQUINAS para condomínios e empresas do Vale do Itajaí.
Pedro Fontes Estillac Gomes
Orient. Prof. Msc. Sandro Lauri da Silva Galarça


16h
WAVE Academia: A consolidação da marca a partir da comunicação.
Susan Facin da Silva
Orient. Prof. Msc. Hans Peder Behling


28/07 - sala 201, bloco 11
8h
A influência da marca sobre a decisão de compra de detergente em pó: um estudo comparativo entre marcas conhecidas e novas marcas em Itajaí e Balneário Camboriú (SC).
Cristiane Favarelli Curvello
Orient. Prof. Msc. Giovana Cristina Pavei

sábado, 21 de junho de 2008

Bancas de monografia

Começam na próxima segunda-feira (23/06) as defesas de banca de monografia no curso de Publicidade e Propaganda. Procure assistir. São muitos temas diferentes e muitas maneiras de enxergar a boa e velha publicidade. Quem sabe você tem uma idéia genial para quando chegar a sua vez...

quinta-feira, 19 de junho de 2008




Pesquisas publicadas esta semana na revista New Scientist (e divulgadas pela BBC Brasil) afirmam que homens "metidos" e "convencidos" fazem mais sucesso com as mulheres. Os trabalhos, realizados no México e nos EUA, chegaram à conclusão que o perfil James Bond é preferido pelas mulheres para relacionamentos curtos: "O personagem de James Bond é o exemplo deste tipo de homem. Eles são malvados e extrovertidos, gostam de experimentar coisas novas, como matar pessoas e conquistar mais e mais mulheres."


Na propaganda, personagens como o Garoto Bombril, de Carlos Moreno, destoam completamente desse estereótipo. E nem por isso fazem menos sucesso com as mulheres... Talvez seja porque as mulheres preferem homens frágeis e feiosos para relacionamentos duradouros. Ou o Garoto Bombril não estaria até no livro dos recordes.

terça-feira, 17 de junho de 2008

IN. Para não ficar por fora

Essa é a nova marca da Agência Integrada de Comunicação, que reúne as antigas Exap2, Agerp (Agência Experimental de Relações Públicas) e Lapo (Laboratório de Pesquisa de Opinião). Com a nova proposta dos cursos, que é uma maior integração entre as matrizes curriculares e entre os alunos, o que eram três espaços laboratoriais para a prática dos alunos virou um só. Onde fica: logo ali, na sala 108 do bloco 12.

Política, propaganda e você: tudo a ver

E já que estamos cada dia mais perto do início da campanha eleitoral (dia 6 de julho, oficialmente; na TV e na rádio, no dia 19 de agosto), histórias de um clássico da propaganda política. Em 1989, Lula era o sapo barbudo que chegou ao segundo turno ao lado de lord Collor, o caçador de marajás. Como todo mundo sabe, deu Collor (quase 70% dos votos contra 26% de Lula). Mas foi em 1989 que um dos jingles políticos mais "chiclete" (e isso é uma qualidade!) de todos os tempos foi veiculado, cantado e desafinado pelo país. Lula-lá... Brilha uma estrela... Mesmo com o trocadilho infame, tão repudiado pelo povo PP, o jingle é muito bom. Tanto que durou. Composto pelo músico potiguar Hilton Acioli, que no final da década de 50 integrava o Trio Marayá, o Lula-lá aparece no vídeo do link aí em cima na boca de artistas mais e menos famosos, num coral para lá de milionário (se eles tivessem recebido algum cachê). Vale a pena tentar identificar quem é quem...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Logos para Olimpíada de 2016


Os Jogos Olímpicos de 2016 têm 4 candidatas à sede pré-selecionadas: Rio, Chicago, Madri e Tóquio. E todas elas já têm logos prontas para o maior evento esportivo do mundo, como você pode conferir ao lado:
Interessante observarmos os diferentes estilos: os americanos adoram uma estrela, os espanhóis usaram como referência o estilo de Miró, um dos artistas mais representativos e originais daquele país. O logo brasileiro é o mais econômico no uso de cores e efeitos e usa o grafismo do Pão de Açúcar que se transforma num coração. Já o japonês usa as 5 cores dos círculos olímpicos (azul, amarelo, preto, verde e vermelho), como o de Madri.
Outro detalhe: todos os tipos (fontes) utilizados são SEM SERIFA o que garante uma leitura rápida das logos. Serifa é aquela "perninha" na letra que cria uma linha imaginária na leitura, como nessa fonte que você está lendo agora - mais indicada para textos longos e nem sempre para logotipos.
Qual você achou melhor? Dê a sua opinião nos comentários.
Eu fico com a de Madri.


Nike, Adidas e excelentes conceitos

Impossible is nothing, da Adidas, e Just do it, da Nike, são dois dos conceitos mais interessantes e bem explorados da publicidade contemporânea. Como diz Regina Augusto (em edição especial Agências&Anunciantes da Meio&Mensagem de 09/06/2008), as duas marcas "souberam com muita competência captar o poder de um conceito, fazendo-o reverberar mundo afora". E o mais bacana é que foram criados pela mesma equipe. Mas por agências diferentes... Eu explico. Ou melhor, abro espaço para Regina Augusto, editora do Meio&Mensagem, explicar:
"Just do it foi criado em 1988 quase por acaso. Dan Wieden - que havia fundado sua agência [Wieden+Kennedy] seis anos antes, em Portland, Oregon, justamente para atender a conta da empresa de artigos esportivos fundada em 1971 por Phil Knight - inadvertidamente alterou o curso da história quando no meio de uma reunião com o cliente deixou escapar a frase You Nike guys, you just do it. Assim nascia um slogan que se tornou que uma mensagem universal de automotivação e força pessoal. (...)
Assim como para a Nike, a estratégia de comunicação foi essencial para o sucesso da marca Adidas. Em 1998, três profissionais - Alex Melvin, Chris Mendola e Guy Hayward -, que trabalhavam na Widen+Kennedy de Amsterdã diretamente com a principal conta da agência, a Nike, saíram da empresa para montar a 180, cujo cliente inaugural foi a Adidas.
No início de 2004, o time da 180 lançou a campanha global que tinha como grande palco a Olimpíada de Atenas e o conceito Impossible is nothing."
Ou seja, criatividade a toda prova.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Quer pagar quanto?

Deu no Meio & Mensagem e foi reproduzido pela coluna Radar, da Veja (edição 2064 de 11/06/08): Casas Bahia é o primeiro anunciante brasileiro a romper a casa de 1bilhão de reais investidos. Não, você não leu errado. O valor é este mesmo: UM BILHÃO DE REAIS. Sem comentários.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Fotos do Granja

Para ver/baixar/etc as fotos do Granja, acesse o Flickr.

Viu?

Viu o selo aí do lado? Este mesmo, com um 10 bem grande e um galo simpático e elegante? É uma das ações para marcar os 10 anos do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvido pela Agência Integrada - IN (antiga Exap2) e aprovado pela coordenadora Giovana Pavei, o selo abre as comemorações, mas vem muito mais por aí...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Direto do Granja - para acabar

Sexta-feira foi a vez de a publicitária (capixaba!) Rosa Estrella falar para a platéia do Granja. Presidente das agências Fórmula (publicidade), Flow (marketing de relacionamento) e inLoco (marketing promocional), ela falou sobre comunicação integrada e mostrou uma série de cases premiados. Para Rosa, publicitário precisa saber que nem tudo está na internet, apesar de acreditar que a grande mudança da comunicação passa pela rede. "A vida está lá fora", e para saber é preciso estar ligado também, e não só plugado. Foi um grand finale para um grande evento. Na saída, mostra de trabalhos do povo PP, pipoca e algodão doce, que os galos também gostam de ser bem tratados.

No meio dos agradecimentos finais, a professora Giovana Pavei intimou os alunos que hoje estão no quinto período para realizarem o segundo Granja, daqui a um ano. Desafio aceito. Só nos resta esperar. E torcer.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Direto do Granja - mais evento

E depois de uma tarde com workshops e minicursos, eis que caiu a noite na Granja. Mas a palestra do Alexandre Rocha, diretor regional da RIC Record Itajaí, fez todos os galos se reunirem no teatro. O tema - Estratégias de marketing e televisão na era digital - foi uma espécie de preview do futuro da TV no Brasil, com direito a explicações tecnológicas e mercadológicas. Afinal, a publicidade vai acabar? Rocha acha que não, mas entende que ela vai mudar radicalmente no seu formato e na sua maneira de prender a atenção (cada vez mais escassa e disputada) do consumidor. Reality shows, merchandising e marketing interativo são a aposta de Alexandre: O Aprendiz, por exemplo, é inteiramente comercializável, da água que se bebe às provas disputadas. Mas a digitalização ainda é para muitos poucos, especialmente no que se refere à transmissão, já que os investimentos chegam a "modestos" 150 mil dólares por uma câmera... Quanto à recepção, as coisas também seguem lentamente. Em São Paulo, os 50 mil usuários estão muito aquém do previsto.

E do lado de fora... Quem passou pelo hall do Anfiteatro Adelaide Konder, na Univali, teve a chance de ver alguns grafiteiros em ação. De spray em punho, eles fizeram a "reality arte" ao vivo e em cores. Os painéis ficarão expostos no bloco 12 e arredores. Fique de olho.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Direto do Granja - cobertura do evento

Começou hoje de manhã o ciclo de palestras, workshops e minicurso mais cheio de galos da Univali. Logo cedo, quem cantou foi o diretor de arte da agência Free, Artur "Tuco" Egg, que falou sobre criação publicitária. O título da palestra - Desilusão criativa. A vida como ela é. - podia parecer uma provocação. E era. Para Egg, a publicidade tem a ver com a vida real, e não com um "mundo de purpurina", fictício e ideal. CriAÇÃO, e não criaINANINAÇÃO, portanto: ser criativo requer empenho, trabalho, pesquisa, atividade; senão você vai morrer de fome (de idéias e, sem salário, literalmente).
Em seguida, subiram ao palco os ComGurus: Antunes Severo, Emílio Cerri, Francisco Socorro e George Peixoto, os originais; e os convidados da nova geração Dagoberto Dalsasso e Nauro Rezende Jr. Com direito a entrada triunfal. Somados os anos de experiência, são mais de 20 décadas de atividade publicitária. Tempo de janela de sobra para ter uma postura crítica e realista sobre a propaganda atual, sobre os publicitários e, principalmente, sobre o ensino de propaganda.
Foi genial. E hoje à noite tem mais palestra.













Para não deixar passar: ALUNOS DO SÉTIMO PERÍODO e PROFESSORES EMILIANA CAMPOS SOUZA E ANTÔNIO ASSEF, PARABÉNS! Na foto, os organizadores.

terça-feira, 3 de junho de 2008

De Sex and the city para a cidade de São Paulo



Carrie, se você não é um dos milhões de fãs da série, é o nome da personagem jornalistacolunistaviciadaemsapatosíconefashion de Sarah Jessica Parker no seriado e agora filme Sex and the city. Pois é ela mesma, em carne (bem pouca) e osso e estilo, que foi contratada a peso de ouro para ser garota-propaganda do shopping Cidade Jardim, novo templo do luxo para os muito ricos e/ou bem-nascidos paulistas. A campanha, da MPM, foi filmada em Nova York, porque a moça não encontrou tempo na agenda no meio do lançamento do filme para vir ao Brasil... A estréia foi sábado, no brake do Jornal Nacional, apenas para SP. O anúncio está na Veja desta semana. E a internet está aí para contar muito mais para você...

Da série Prata da Casa







Os alunos de PP também são gente que faz. Guilherme Rosa, do oitavo período, além de andar às voltas com planejamentos, estágio e projeto de monografia, é o designer da revista Juice. São dele também muitas estampas de camisetas da Milkie, marca com um público fiel entre o povo PP.

Para conferir o trabalho, acesse aqui e aqui.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Professores de PP no Intercom Sul

Os professores Cristiane Riffel, Sandro Galarça, Rafael Bona e Hans Peder Behling participaram do Intercom Sul, realizado em Guarapuava-PR, entre os dias 29 e 31 de maio. Os títulos dos trabalhos apresentados foram, respectivamente: O papel da Comunicação para a captação de recursos nas ONGs – reflexões a partir de uma pesquisa de campo; Jornalismo Esportivo no Vale do Itajaí: o perfil dos comunicadores da região; Salvem o Relógio da Torre! A Semiótica do Tempo na trilogia De Volta Para o Futuro; É possível comunicar sem representação?.
As inscrições e chamadas de trabalhos para o XXXI Congresso Intercom, a ser realizado em Natal-RN, entre 2 e 6 de setembro, estão abertas no site www.intercom.org.br.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Wave e Burger King (em bom português)

Acabou (na verdade, começou também) a semana passada o Wave Festival in Rio, que reuniu publicitários brasileiros e latinos, principalmente, no glamouroso Copacabana Palace. A AlmapBBDO foi eleita a agência do ano, pelo grande número de prêmios nas categorias press/outdoor e cyber. Em segundo ficou a F/Nazca S&S; e em terceiro a DM9DDB. O case mais falado durante o evento, entretanto, foi apresentado pela americana Crispin Porter+Bogusky para o Burger King. Pra lá de bem-humorada, a campanha virou até game do X-Box, além da parceria com os Simpsons. No Youtube, como sempre, para quem quiser assistir...

Para lembrar: lá vem o Granja!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Programação do Granja



Povo PP, eis a programação do Granja, evento anunciado no post anterior e nos corredores e demais espaços (virtuais ou não) da universidade. Apressem-se com as inscrições, pois as vagas são limitadas e as palestras e workshops, muuuuuuuuuuuuito bacanas.

05 de junho 2008 – Quinta-feira

Credenciamento (Entrega Material)
Abertura Oficial

08h às 9h55min
Palestra I – Criação Publicitária e Cases
Agência Free - Artur Acastro Neto – Diretor de Arte
Anfiteatro Adelaide Konder – Bloco 10

10h15min às 11h40min
Palestra II – Visão Histórica da Publicidade no Brasil “Como Estamos e Aonde Vamos”
ComGurus
Anfiteatro Adelaide Konder – Bloco 10

8h às 10h
Workshop de Cinema (turma A)
Prof. MsC. Rafael José Bona
Sala 103 – Bloco 10
Valor: R$15,00 – 1º prazo
Valor: R$20,00 - local

10h às 12h
Workshop de Cinema (turma B)
Prof. MsC. Rafael José Bona
Sala 103 – Bloco 10
Valor: R$15,00 – 1º prazo
Valor: R$20,00 - local

8h às 11h30
Workshop Direção de Arte (turma A)
Prof. Esp. Rafael Erichsen da Silveira
Sala 303 (Editoração Eletrônica) – Bloco 12
Valor: R$20,00 – 1º prazo
Valor: R$30,00 - local

13h30 às 17h
Workshop Direção de Arte (turma B)
Prof. Esp. Rafael Erichsen da Silveira
Sala 305 (redação informatizada) – Bloco 12
Valor: R$20,00 – 1º prazo
Valor: R$30,00 - local

13h30 às 17h
Workshop de Photoshop (nível intermediário)
Alysson Correia – Diretor de Criação e Arte – Agência Free
Sala 303 (Editoração Eletrônica) – Bloco 12
Valor: R$20,00 – 1º prazo
Valor: R$30,00 - local

13h30 às 17h
Workshop de Oratória
Prof. MsC. Sueli Maria Stoll
Sala 203 – Bloco 10
Valor: R$20,00 – 1º prazo
Valor: R$30,00 - local

19h15min às 21h
Palestra III – Estratégias de Marketing e Televisão na Era Digital
Rede Record - Robson Cordeiro – Gerente Comercial
Anfiteatro Adelaide Konder – Bloco 10

06 de junho 2008 – Sexta-feira

9h10min às 10h50
Palestra IV – Comunicação Integrada
Agência Fórmula - Rosa Estrella – Diretora Executiva
Anfiteatro Adelaide Konder – Bloco 10

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Direto da Granja

Na próxima semana o curso de Publicidade e Propaganda vai abrir espaço para um evento organizado pelos alunos da disciplina Promoção de Vendas e Merchandising (7º período). Abaixo, o texto enviado pelos organizadores.

"O Granja é um evento organizado pelos acadêmicos do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda da UNIVALI, que visa ampliar o conhecimento explícito dos estudantes, professores e profissionais de comunicação, através de palestras, mini-cursos e workshops de profissionais conceituados da área.
Granja, proveniente do francês grange, é um local que remete ao galo, símbolo da Publicidade e Propaganda e também ao trabalho duro e sério realizado, que é condizente com o propósito do evento.
Diversos workshops oferecerão uma variedade de conhecimentos. Oficinas de cinema e de softwares como Adobe Photoshop são alguns deles. Mini-cursos de oratória, comportamento profissional e direção de arte estarão preparando ainda mais os acadêmicos para o mercado de trabalho.
O evento será aberto com uma apresentação de cases da Free Comunicação, uma das maiores agências do estado de Santa Catarina e com uma palestra sobre criação publicitária com os ComGurus. Também estarão presentes para palestrar profissionais da Rede Record e da Agência Fórmula.
Será realizado nos dias 05 e 06 de junho e as inscrições já estão abertas no endereço www.univali.br/eventos, sob o link Granja, sendo isentos de taxa para as palestras os acadêmicos e professores do curso de Comunicação Social da UNIVALI. Para acadêmicos e professores de outros cursos e profissionais, será cobrado taxa de R$ 5,00. Para as oficinas, serão cobradas taxas adicionais para todos os inscritos, mediante inscrições nas mesmas.
Não perca tempo. As vagas são limitadas. Inscreva-se já."

Compartilhe

Share |